Início » Últimas Notícias » CADE avaliará novamente conduta de bancos que fecham contas de exchanges
Exchanges

CADE avaliará novamente conduta de bancos que fecham contas de exchanges

CADE avaliará novamente conduta de bancos que fecham contas de exchanges
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A conduta de bancos fecharem contas de exchanges foi analisada em 2019 pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Em dezembro de 2019, o inquérito que apurou o caso foi arquivado, tendo entendido o CADE que as ações dos bancos não foram ilegais.

Contudo, recentemente a conselheira Lenisa Rodrigues Prado entendeu contrariamente à decisão de arquivamento. Consequentemente, houve uma reunião nesta quinta-feira, 20 de maio, de conselheiros do CADE para discutir o assunto.

Publicidade

Ao todo, os conselheiros presentes decidiram que o inquérito administrativo deveria ser novamente instaurado. Em outras palavras, a conduta dos bancos será novamente apurada.

Inquérito administrativo é reaberto

A conselheira Prado, ao se manifestar em meados de maio, pediu pela instauração direta de um processo administrativo. O procedimento teria como consequência a penalização dos bancos.

Entretanto, na reunião realizada hoje, a postura foi mais prudente. Foi proposta então pelo conselheiro Bandeira Maia a retomada do inquérito administrativo à Superintendência-Geral do CADE (SG). A proposta foi aceita com unanimidade.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Até mesmo a conselheira Prado reformou o pedido de instauração de processo administrativo, sendo realizadas e apuradas diligências em um inquérito.

Ademais, será formado um grupo de trabalho composto pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Isto pode até possibilitar que o Bacen ajude em uma mediação entre exchanges e bancos, conforme proposto em um recurso encaminhado ao CADE após o arquivamento.

Publicidade

Desta forma, a decisão dada em dezembro de 2019 sobre o arquivamento do feito foi desconsiderada.

O que acontece agora?

As condutas dos bancos serão novamente analisadas no inquérito administrativo. Entretanto, a novidade serão as diligências requeridas, a fim de dar novos ângulos de visão ao caso.

Caso a conduta dos bancos seja julgada como inepta, será aberto um processo administrativo para punir as instituições.

Publicidade

Por outro lado, caso haja novamente o entendimento de regularidade no encerramento de contas de exchanges, o inquérito será arquivado.

Entenda o caso

O inquérito foi instaurado a pedidos da extinta Associação Brasileira de Criptoativos e Blockchain (ABCB), após queixas das exchanges.

Após o arquivamento, a ABCB entrou com um recurso contra a decisão da SG. Em um dos pontos, é pedido que o CADE faça o intermédio em negociações entre exchanges e bancos, para que contas parem de ser encerradas.

Publicidade

Bradesco e Itaú se manifestaram contrariamente ao recurso. Além disso, afirmaram não ser competência do CADE mediar tal matéria, sendo este também o entendimento da SG.

Isto posto, o CADE manteve a decisão e seu entendimento sobre ser legal bancos fecharem contas de exchanges. A avocação do feito pela conselheira Prado fez com que o tribunal discutisse novamente sobre a matéria, ocasionando o retorno do inquérito administrativo.

Agora, resta acompanhar o andamento do inquérito e seus desdobramentos.

Publicidade

Leia também: O que são exchanges? Aprenda em 8 minutos

Leia também: Usuários retiram mais de R$ 1 bilhão em bitcoins de exchanges após o halving

Leia também: JP Morgan lança serviços para exchanges e anuncia Coinbase e Gemini como primeiros clientes

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

1 comentário em “CADE avaliará novamente conduta de bancos que fecham contas de exchanges”

  1. Pingback: Controversa exchange realiza auditoria que “prova” liquidez da empresa - BTC LAST NEWS

Deixe um comentário