Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

ABCB reitera recurso contra decisão de arquivamento do CADE

  • Por Gino Matos
  • - 27/01/2020
  • às 17:02
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
ABCB reitera recurso contra decisão de arquivamento do CADE

Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, a Associação Brasileira de Criptoativos e Blockchain (ABCB) reiterou seu recurso perante decisão de arquivamento tomada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) que arquivou o procedimento instaurado contra bancos que fecham contas de exchanges de criptoativos sem aviso prévio.

30 dias se passaram desde que o recurso foi protocolado e, ao reiterá-lo, a ABCB reforçou o pedido para que o CADE interceda na resolução do conflito – e acrescentou um possível auxílio do Banco Central do Brasil.

Bancos se manifestam contrariamente

Dos bancos envolvidos no procedimento aberto pela ABCB junto ao CADE, Bradesco e Itaú já se manifestaram contrariamente ao recurso impetrado pela associação em relação à decisão de arquivamento.

A decisão se deu por conta do entendimento da autarquia de que os bancos estão zelando pelo impedimento de crimes como lavagem de dinheiro, uma vez que nem todas as exchanges passam pelos procedimentos de compliance adequados, na visão do CADE.

A ABCB apresentou um recurso, que levanta pontos de “obscuridade”, “omissão” e “contradição” acerca de questões importantes, e pede ainda que o CADE faça o intermédio de um possível acordo entre exchanges e bancos – visando evitar o fechamento de novas contas.

Bradesco e Itaú se manifestaram contrariamente ao recurso, alegando que não é competência do CADE intermediar um acordo entre bancos e exchanges. O Itaú afirmou ainda que, como o mercado de criptoativos não é regulamentado, a responsabilidade recai toda sobre os bancos no que diz respeito a práticas anti-lavagem de dinheiro.

Tendo em vista os argumentos apresentados pelos bancos, ao reiterar o recurso, a ABCB solicita que o CADE apresente, se possível, uma solução para o “impasse concorrencial-regulatório, ainda que em conjunto com o Banco Central do Brasil”.

O recurso foi reiterado visto a falta de resposta por parte da autarquia 30 dias após a sua abertura, tendo até mesmo os bancos se manifestado contrariamente.

De qualquer forma, o CADE encaminhou a nota técnica para outros órgãos do governo, restando apenas aguardar a possibilidade de uma nova decisão ser mais favorável ao que pleiteia a ABCB em seus pedidos.

Leia também: Associação brasileira ABCB critica banco Santander em documento enviado ao CADE

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.