Categorias Notícias

Bug divide a rede de testes do Ethereum em duas

O ano de 2022 começou com o mercado de criptomoedas apresentando um forte recuo e, para complicar ainda mais o cenário, um bug acabou dividindo a rede de testes do Ethereum.

Mais precisamente, um problema com a rede de testes Kintsugi, do Ethereum 2.0, ocasionou uma bifurcação em pelo menos três redes diferentes.

Isso faz com que essa rede demore cerca de três dias sem conseguir validar os blocos corretamente.

Conforme relatou Marius van der Wijden, o problema foi devido a um teste de verificação de bugs na rede, cuja ferramenta é conhecida como Fluzzer.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Esta ferramenta visa criar blocos inválidos alterando determinadas características. O objetivo é verificar se os validadores conseguem identificar a falha e invalidar o bloco.

No entanto, parece que alguns desses validadores, executando clientes como Nethermind e Besu, identificaram blocos inválidos como corretos, criando uma nova cadeia e os validadores de clientes Geth os rejeitaram.

Ethereum

A situação piorou quando os validadores que rodavam o Teku, outro cliente de Kintsugi, também marcavam bad blocks como válidos. Como consequência, isso criou um novo fork.

O programador comentou no dia 7 de agosto em seu Twitter que a criação de blocos inválidos foi mantida por 2 dias. Em seguida, disse que, por enquanto, a corrente ainda apresentava erros, o que manteve os desenvolvedores trabalhando para encontrá-los.

O erro em questão, que produziu essa grande divisão, foi causado intencionalmente. Contudo, os resultados não foram os esperados. Embora tenha sido deliberadamente produzido, tal cenário poderia ocorrer na rede principal Ethereum 2.0.

Em entrevista, Marius van der Wijden disse que um erro deste tipo seria “muito problemático” na rede principal.

“Embora sejam erros detectáveis, os níveis de bifurcação causados, podem terminar na falha total da rede”, disse.

De acordo com o programador, esses tipos de cenários que ocorreram na testnet são um bom sinal. Afinal, mostram os tempos de resposta dos desenvolvedores aos erros. Além disso, destaca que situações como essa não afetam ou atrasam a chegada do Ethereum 2.0.

Leia também: Há 13 anos, a rede do Bitcoin tornou-se verdadeiramente funcional

Leia também: Tokens de Créditos de Carbono vieram pra ficar? Especialistas respondem 

Leia também: Bitcoin volta a subir e Solana, Cardano, XRP e Terra têm lucros de 8%. Polkadot sobe 9% em 24 horas.

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.