Categorias Notícias

Buenos Aires pode ter pagamento de impostos com criptomoedas e documentos protegidos por blockchain

O prefeito da capital da Argentina, Buenos Aires, Horacio Rodriguez Larreta, anunciou um a série de iniciativas digitais para a cidade.

Entre outras coisas, ele quer permitir que os impostos sejam pagos em criptomoedas, como Bitcoin (BTC). Além disso, Horacio quer alavancar o uso da tecnologia blockchain para proteger documentos e informações pessoais.

As novidades incluídas em um plano de 12 etapas chamado “Buenos Aires +” foram anunciadas em uma entrevista recente. Ele também compartilhou os detalhes do plano em sua conta no Twitter:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Hoje damos mais um passo no caminho para um estado facilitador. Buenos Aires+ é um plano concreto para continuar modernizando, agilizando e tornando mais eficiente a forma como os cidadãos e o setor privado se relacionam com o Estado.”

Blockchain para proteção de dados

Com o objetivo de digitalizar a capital argentina, Horacio quer, primeiramente, implementar a Identidade Digital Autosoberana.

Esse documento permitirá que os cidadãos autentiquem digitalmente sua identidade. Ao mesmo tempo, terão acesso, em um só lugar, às suas informações, documentação e registros pessoais.

De acordo com o prefeito, pelo menos 14 documentos serão integrados à plataforma. Isso inclui certidões de vacinas e resultados de exames, certidões de nascimento e casamento, e documentos relacionados à escolaridade.

E é aí que entra a tecnologia blockchain.

“Todo esse fluxo de dados, documentação e informações será protegido por meio da tecnologia Blockchain, que é a segunda grande transformação que vamos incorporar na administração pública. Seremos pioneiros no uso dessa tecnologia”, afirmou.

Bitcoin e criptomoedas no pagamento de impostos

Conforme mencionado, também está nos planos de Horacio adotar criptomoedas para pagamento de impostos. Segundo ele, esta é uma iniciativa da prefeitura de Buenos Aires com empresas do setor privado:

“Também vamos trabalhar no pagamento de impostos, que é a nona medida do nosso plano. Junto com as principais empresas, estamos trabalhando para que quem desejar possa pagar seus impostos com criptomoedas.”

Horacio esclareceu, contudo, que isso não significa que a Prefeitura vai ter criptomoedas em suas contas públicas. Em vez disso, por meio de um acordo com empresas de carteiras digitais, a Prefeitura vai adicionar mais uma opção de pagamento a todas as já existentes.

“E, claro, vamos continuar trabalhando para baixar os impostos”, completou.

Rio de Janeiro – “criptocidade”

Mas Buenos Aires não é a primeira cidade do mundo que pretende oferecer aos cidadãos a opção de pagar impostos com criptomoedas.

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também quer viabilizar o pagamento de IPTU com Bitcoin a partir de 2023.

Com a iniciativa, o Rio passará a ser a primeira cidade do Brasil a oferecer a opção de pagamento de um tributo com criptoativos.

Além disso, a Prefeitura quer adotar outras tecnologias relacionadas, como os NFTs, para impulsionar os mercados de arte, cultura e turismo.

Leia também: ‘CervejaVerso’: CriptoBeer lança cerveja com rótulos e NFTs exclusivos

Leia também: Cuba legaliza provedores de serviços de criptomoedas

Leia também: Doge Trust: Grayscale planeja lançar investimento baseado em Dogecoin

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.