Notícias

Brazilian Bitcoin Conection #2 – Exchange vs P2P e Aprovação do ETF

Muito se pergunta, sobre qual a melhor forma de comprar e / ou vender bitcoins. Será que é melhor direto em uma exchange ou com algum vendedor p2p?

Este assunto foi palco de debate no dia 28 fevereiro, na segunda edição do Brazilian Bitcoin Connetion (BBC), apresentado pelo Rocelo Lopes CEO da coinBR, nesta edição os convidados foram Eduardo Ferreira especialista em investimentos UK, com 10 anos de experiência no mercado financeiro e o Rafael Felício, considerado um dos maiores negociadores de bitcoin na modalidade p2p (“pessoa-para-pessoa”).

Para o Eduardo, o p2p é está na natureza do bitcoin, fazendo que pessoas negociem com pessoas. Um dos problemas hoje nesse mercado está relacionado ao acesso a pessoas de confiança.

“O p2p tem problemas de escalabilidade.” Eduardo Ferreira

Hoje para quem está conhecendo o bitcoin que ainda possui poucas informações e não conhece pessoas de confiança na comunidade, a exchange acaba sendo uma forma mais segura. Além de ser uma instituição, existe todo um sistema de segurança que traz tranquilidade para o usuário.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Cabe ao usuário se proteger e se informar.” Eduardo Ferreira.

Na visão do Rocelo, as exchanges tem que dar usabilidade ao bitcoin, indo além do serviço de intermediação de compra e venda.

Medidas de segurança

Como vimos um dos problemas nas transações p2p é a confiança na outra parte, segundo o Rafael, algumas medidas são necessárias, como verificar perfil da pessoa em redes sociais, e caso esteja realizando um à operação com valor alto solicitar que a pessoa apresente documentação ou em alguns casos chamar para vídeo conferência.

“Hoje as pessoas mal intencionadas sempre procuram os novatos para darem golpes”. Rafael Felício.

Infelizmente hoje os novatos são alvos de golpistas.

Localbitcoins no Brasil

Além da negociação direta, existe a plataforma de negociação p2p Localbitcoins, que nos últimos meses tem registrado um aumento significativo em negociações pelo público brasileiro.

O Eduardo perguntou ao Rafael se ele usava a plataforma e o que ele achava, o mesmo respondeu que usava pouco, questionando alguns aspectos de usabilidade da própria plataforma, mais afirmou que outros colegas usam e nunca tiverem problemas. Um das questões de que o Rafel não faz negociação é devido à posse dos bitcoins, para ele, é melhor sempre ter em mãos e não na posse de terceiros.

Impacto do ETF em negociadores p2p

Segundo Rafael mesmo que haja um aprovação do ETF dos irmãos Winklevoss, isso não vai afetar o mercado p2p, já que “Bitcoin nasceu peertopeer.”

Caso haja uma aprovação no dia 11 de março, o ETF pode trazer uma maior liquidez para o mercado, fazendo que haja um amadurecimento no mercado de bitcoin.

“O ETF tem importância muito grande para dar acesso a investidores institucionais”. Eduardo Ferreira.

Outro ponto importante na discussão é o que o p2p não são concorrentes diretos, já que ambos atendem públicos diferentes.

Vantagem de se negociar no p2p

Para algumas pessoas, a principal vantagem de comprar direto com negociador p2p, é  comunicação diferenciada e a rapidez em realizar a transação.

Outra vantagem é que o vendedor pode congelar a cotação até que o depósito seja concluído, o que não acontece em uma exchange, até que seu depósito seja confirmado o cotação já sofreu variações de preço.

Por fim, caso você tenha interesse em negociar direto com p2p, basta pesquisar e sempre buscar por referências, vale lembrar, que além da diferença de preço entre os dois mercados, sempre um vai te atender melhor em alguns aspectos, então fica ao seu critério escolher o que melhor vai te servir.

Veja o programa na íntegra:

Compartilhar
Tayrone Santos

Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ?: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if

This website uses cookies.