Categorias Notícias

BNB Chain propõe taxas menores e proteção contra ataques

A Binance lançou uma proposta de melhoria para a BNB Chain no início dessa semana. De acordo com a publicação, a proposta visa atuar em dois eixos: custo e segurança.

Nesse sentido, a Binance pretende reduzir as taxas e tornar a BSC ainda mais barata para seus usuários. Por outro lado, a rede também pretende lançar ferramentas de compatibilidade para aumentar a segurança.

As novidades são uma tentativa de aumentar sua competitividade em relação às redes blockchain rivais, como Solana (SOL) e Ethereum (ETH). Além disso, a Binance visa recuperar a confiança na rede após um ano de 2022 repleto de ataques a protocolos da BNB.

De acordo com a proposta, apresentada no fórum da rede na terça-feira (28), a BSC precisa de uma distribuição de custos de transação mais adaptável. Por isso, a Binance propõe a criação de uma estrutura de taxas de transação mais flexível em uma tentativa de garantir a utilização eficiente do bloco.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O projeto afirma que essa abordagem ajudaria a sustentar a economia da BNB e, ao mesmo tempo, melhorar a posição da BSC no mercado.

Proposta da BSC

De acordo com a proposta, as altas taxas de gás da BSC impediram a atividade da rede. Atualmente, a taxa média da Binance é de 5 gwei. Comparada ao Ethereum, a taxa é baixa, mas fica mais cara em comparação com outras redes de segunda camada.

“Os custos de transação do BSC são atualmente definidos em uma taxa fixa relativamente alta de 5 gwei, o que pode não ser tão atraente para os usuários quanto as taxas mais acessíveis fornecidas pelas soluções L2 fora do ecossistema do BSC. Isso garantirá que as soluções BNB Chain L2 existentes e futuras permaneçam competitivas e mantenham usuários atraentes no ecossistema”, diz a proposta.

A proposta para os validadores da BNB é permitir que os usuários escolham taxas abaixo da taxa atual de 5 gwei, com opções de até 3 ou 4 gwei. Portanto, os usuários teriam a opção de personalizar a taxa de acordo com suas necessidades financeiras.

Nesse sentido, a proposta estabelece taxas mínimas para as redes de segunda camada da BNB, que seriam ainda mais baratas. A taxa alvo nessas redes deve ser de pelo menos US$ 0,005 por tx.

Os validadores perderiam dinheiro a princípio, mas o aumento no volume compensaria a queda da taxa por transação. A equipe da BNB acredita que isso servirá como um forte incentivo financeiro para os validadores coletarem ainda mais taxas.

Combate a golpes e ataques

Em um roteiro lançado recentemente, a BNB disse que o foco em 2023 será a compatibilidade com EVM e o lançamento da rede principal de sua nova infraestrutura de camada 2, a zkBNB, e BNB Greenfield. A blockchain também pretende aumentar sua taxa de transferência de 140 milhões de limite de gás e 2.200 TPS para 300 milhões de limite de gás e 5.000 TPS.

Enquanto isso, as transações diárias na BNB aumentaram quase 60% desde o início deste ano, de 2,46 milhões para 3,89 milhões em 29 de março. Apesar do aumento notável, o BSC sofreu interrupções significativas em 2022.

As rede teve que interromper suas operações após sofrer um ataque de US$ 600 milhões em outubro. Vários protocolos financeiros descentralizados que se hospedam na rede também testemunharam ataques ao longo do ano. Isso incluiu Uranium Finance, Spartan Protocol, Meerkat Finance, etc.

Portanto, a Binance também visa reduzir os riscos de novas ações e melhorar a segurança da rede para atrair mais usuários.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.