Categorias Notícias

BMW e Ford usam blockchain para evitar fraudes na venda de usados

BMW, Ford e outras grandes fabricantes de automóveis se juntaram em um consórcio que vai combater fraudes nas vendas de veículos usados com blockchain.

A tecnologia será implementada no registro dos carros, permitindo rastreio de sua manutenção. Em seguida, um histórico com esses dados será publicado em uma plataforma compartilhada, segura e confiável.

A iniciativa é do consórcio sem fins lucrativos Mobility Open Blockchain Initiative (MOBI). Além de Ford e BMW, a organização reúne marcas como General Motors, Hyundai e Honda.

Blockchain vai promover transparência e segurança

De acordo com um comunicado à imprensa, publicado na terça-feira (19), a tecnologia vai ajudar a sanar diversos problemas. Quilometragem adulterada, clonagem de veículos e danos por enchentes ou acidentes são alguns deles.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O produto criado para este fim recebeu o nome de VID II que significa “Vehicle Identification” (identificação de veículo, em tradução livre).

A solução vai funcionar como um certificado em blockchain e é a segunda parte do projeto que começou com o VID I Standard.

Assim, os dois casos de uso formam o registro do veículo e, juntos, contribuem para a rastreabilidade da manutenção.

“O registro de veículos em blockchain permite que sistemas de registro de veículos antes desconectados entre estados e países se conectem usando um livro razão seguro, compartilhado e confiável. A rastreabilidade da manutenção fornecerá um histórico à prova de violação aos compradores, reguladores e seguradoras. Portanto, reduzindo a assimetria de informações do veículo”, explica o comunicado.

O consórcio ainda destacou que a solução vai promover mais transparência, eficiência e segurança no registro e manutenção.

Conforme destacou Cynthia Flanigan, diretora da Ford, a tecnologia em questão pode levar a melhores experiências de propriedade. Além disso, podem ajudar a simplificar o processo de compra.

Além das montadoras, a MOBI tem como membros diversas empresas de criptomoedas, como Ethereum, Ripple, R3 Corda, Iota, Hyperledger e Consensys.

Leia também: Stellar dá criptomoedas de graça para quem tem XLM na carteira

Leia também: Confira 6 criptomoedas que subiram mais de 100% esta semana

Leia também: Bitcoin está tendo melhor mês de janeiro desde 2014

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.