Categorias Notícias

Bloco do Bitcoin é minerado sem nenhuma transação; isso é normal?

Um bloco vazio foi minerado na rede do Bitcoin (BTC) por volta das 15h de terça-feira (15). Como resultado, o minerador recebeu apenas a recompensa habitual de 6,25 BTC por causa da mineração. Como resultado, o bloco registrou apenas a “transação coinbase”. O nome é dado para a primeira transação incluída em cada bloco, na qual os mineradores recebem a recompensa da mineração e as taxas transacionais.

Apesar de soar estranho, a mineração de blocos vazios não é algo raro na blockchain do Bitcoin. Não apenas isso, mas um bloco vazio pode fazer sentido no ponto de vista econômico. Ou seja, blocos vazios são normais, apesar de gerar estranheza.

Blocos vazios com frequência

Segundo dados do pool BTC.com, foram minerados 687.809 blocos até o momento da escrita desta matéria. Destes, um total de 101.966 foram minerados sem transações, correspondendo a 14,82% do total.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Este percentual chegou a atingir quase 19% em 2018, dois anos antes do halving. O AntPool é o líder de blocos vazios entre os grandes pools, com 3,18% de seus 55.500 blocos minerados sem nenhuma transação.

O destaque vai para o “unknown”, mineradores desconhecidos que não são associados com nenhum pool. Neste caso, cerca de 43% dos blocos minerados são vazios. Esse percentual é bem mais alto do que todos os maiores pools somados.

Vantagens econômicas em blocos vazios

A maior parte da mineração de blocos vazios tende a ocorrer por razões econômicas, especialmente no caso de pools que recebem transações de outros concorrentes.

Normalmente, o bloco é minerado vazio porque o nonce foi encontrado rápido demais. Logo, o minerador não teve tempo de incluir as transações.

Ao receber um novo bloco, um pool de mineração precisa fazer o download do bloco completo, validar suas transações e definir um novo bloco para minerar.

Caso o bloco tenha sido minerado por outro pool, a recompensa irá para o concorrente. Para não desperdiçar hash rate enquanto todo o processo é feito, os pools começam a minerar um novo bloco simultaneamente.

Por sua vez, esse bloco que tem sua mineração iniciada está vazio, já que existe o risco de que transações sejam duplicadas e enviadas em blocos diferentes, o que levaria a rede a rejeitar um desses blocos. Haveria um desperdício de tempo e recurso em um cenário como esse, razão pela qual blocos vazios são minerados para garantir a recompensa.

Em suma, blocos vazios são geralmente minerados quando um pool de mineração quer garantir seus ganhos em situações específicas. Embora não seja correto desperdiçar um bloco deixando-o vazio, como entusiastas apontam, este fato não é incomum à rede.

Leia também: Investidor lucra 1.000% com Bitcoin ao fazer hold forçado pela Coinbase

Leia também: Bitcoin tem quase 50% dominado por baleias, revelam dados

Leia também: Bitcoin exibe leve queda e mercado segue sua correção

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.