Categorias Notícias

BlockFi submete à SEC pedido de ETF de Bitcoin à vista

A empresa de criptomoeda BlockFi submeteu à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, um pedido para lançamento de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin baseado no mercado à vista.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a BlockFi e a empresa de gestão de investimentos Neuberger Berman.

O formulário S-1 para o “BlockFi NB Bitcoin ETF” foi submetido à SEC na segunda-feira (8).

BlockFi NB Bitcoin ETF

De acordo com documentos oficiais, a BlockFi será a empresa custodiante dos ativos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Como mencionado, o ETF pretende oferecer ações que refletem o valor à vista do Bitcoin mantido pelo fundo. Ou seja, não é um ETF de futuros do BTC como o da ProShares, aprovado de forma inédita, em outubro.

O documento diz ainda que o fundo “não comprará ou venderá Bitcoin diretamente, embora possa direcionar o custodiante a vender Bitcoin para pagar certas despesas”.

Caso a SEC aprove o pedido, as ações emitidas pelo ETF serão negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Destaca-se que, há cerca de um mês, a BlockFi submeteu à SEC um pedido de ETF de futuros de Bitcoin. Mas o pedido ainda não foi aprovado.

Fundada em 2017, a BlockFi visa construir uma ponte entre as criptomoedas e os produtos financeiros e de gestão tradicionais. 

Enquanto isso, Neuberger Berman é um gestor de investimentos privado que administra mais de US$ 437 bilhões em ativos.

ETFs de Bitcoin

O novo pedido de um ETF à vista de BTC se junta a mais de 20 propostas que aguardam decisão do regulador. Entre eles, está o pedido da VanEck cuja data limite para apreciação pela SEC é 14 de novembro.

De acordo com o analista sênior de ETF da Bloomberg, Eric Balchunas, a proposta da BlockFi é uma forma de a empresa permanecer na lista de emissores que disputam aprovação pelo regulador. “Mas até que Gensler indique que mudou de ideia em relação aos produtos de Bitcoin, o pedido está congelado como o resto (25) deles”, disse Balchunas.

O primeiro ETF de futuros de BTC, o Bitcoin Strategy ETF da ProShares, foi aprovado pela SEC em 19 de outubro.

Embora não fosse o que a comunidade do Bitcoin esperava, o lançamento do ETF foi um sucesso. Afinal, quase US$ 1 bilhão foi negociado no primeiro dia.

Leia também: Navegador Brave anuncia suporte para o ecossistema Solana

Leia também: Criptomoeda criada por ex-funcionários do JPMorgan valoriza 200% em sete dias

Leia também: Deputado cria proposta de lei que permite pagamento de salários em criptomoedas no Brasil

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.