Categorias Notícias

Blockchain será usado no combate do comércio ilegal de Diamantes

O Conselho Global sobre Blockchain (GBC) sediado em Dubai esta planejando ações para acabar ou pelo menos dificultar o “Comércio Ilegal de Diamantes” no mundo. Querem usar a tecnologia de negociação e comércio baseada em blockchain para poderem rastrear todo o fluxo do comércio de diamantes pelo mundo e ajudar a combater os diamantes ilegais, e com isso reduzir o seu uso no financiamento de atividades criminosas nas regiões produtoras de diamantes.

O GBC começou um projeto chamado Operação Kimberley, que pretende usar a tecnologia de blockchain para digitalizar a emissão e transferencia de certificados do Processo Kimberley usados no embarque de diamantes brutos no mundo todo. O sistema permitiria a coleta, transferência e armazenamento de dados comerciais e estatísticas fornecidos por cada país membro.

Para quem não conhece chamado “O Processo de Kimberley” é um esquema de certificação estabelecido que teve início em 2003 por meio de uma resolução das Nações Unidas, após uma série de relatórios que expuseram a relação entre o comércio de diamantes ilegais e o financiamento de conflitos. Atualmente, 81 países são membros do Processo de Kimberley. Esses membros asseguram que mais de 99% dos diamantes provêm de fontes sem conflito e que os recursos não são para financiar atividades criminosas.

No conceito parecido com o da Google (DeepMind Health) e os do Bext Holdings Inc (Bext360) os registros transportam a rastreabilidade do produto ou no caso do minério, diamante em sí. A vantagem é que aparentemente desde o diamante bruto o blockchain será criado, e todas as sub divisões, ou pequenas partes e trabalhos serão “sub” registros do registro mãe. Assim podemos saber toda a história e rastrear todos os passos de um simples diamante na vitrine de uma joalheria. Mas saindo dali a rastreabilidade acaba.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Digo isso porque o conceito é feito para o diamante em papel, a comoditie a ser negociada na bolsa de valores, ele segue em paralelo com o produto até os joalheiros ou interessados nesta comoditie em especial, mas uma vez que um comprador final, um cidadão comum como nós, compre o diamante seja aonde for ele perde a rastreabilidade.

Aqui mais esta um exemplo de como o Blockchain serve para a sociedade, são registros e desafios como esse que mostram o potencial do blockchain. O conceito é sólido e esta sendo adotado por muitos globalmente. Sugiro que estudem mais sobre o assunto.

Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)

Compartilhar

This website uses cookies.