Categorias Notícias

Blockchain não é tão segura quanto pensamos, diz investidor Mark Mobius

Segundo Mark Mobius, lendário investidor e fundador da Mobius Capital Partners, blockchain pode não ser tão segura quanto alguns acreditam. A ideia amplamente difundida sobre a blockchain é que ela está entre as formas mais seguras de tecnologia existentes. A Blockchain cria evidências irrefutáveis ​​de que as transações ocorreram e que não podem ser adulterados depois de terem sido lavrados entre seus blocos. A tecnologia é considerada o registro mais seguro e imutável funcionando em rede na atualidade.

Contudo, Mobius desafiou essa ideia. Por fim, ele argumenta que embora a blockchain realmente ofereça benefícios à prova de censura ou violação, ainda é uma criação feita pelo homem, e qualquer coisa construída pelo homem pode ser “hackeada pelo homem”. Em outras palavras, a blockchain ainda é vulnerável e pode ser “violada”.

Em uma entrevista à CNBC, o investidor afirma:

“Muitas pessoas dizem que ‘blockchain não pode ser invadida’. Não, ela pode ser. Qualquer coisa criada pelo homem pode ser invadida. E isso pode gerar uma grande crise … Há toda uma geração de pessoas que confiam na Internet. Eles têm fé nas criptomoedas. E que isso é tudo o que é preciso. As pessoas acreditam no dólar dos EUA porque acreditam que, com dólares nas mãos, podem comprar algo.”

Um dos grandes problemas com Bitcoin e outros criptoativos – de acordo com Mobius – é que, como muitas delas não são centralizadas, são muito difíceis de regular, pois não há uma figura ou agência central limitando ou tomando decisões  que afetam o sistema de emissão. Assim, Bitcoin e criptomoedas tendem a seguir suas próprias regras, dificultando o controle ou censura das autoridades financeiras.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Na maior parte do tempo, Mobius está convencido de que criptomoedas e blockchain se comportam como “empreendimentos de alto risco” (e incompletos), e ele está confiante de que as pessoas “verão a luz” nos próximos dias. Ele completa:

 “Eu acho que as pessoas vão começar a perceber que são estruturas muito, muito arriscadas. E, a propósito, acredito que a blockchain é uma tecnologia de alto risco.”

Ironicamente, ele acredita que uma criptomoeda lastreada por um ativo mais estável como o ouro seria uma combinação bastante interessante. Ele menciona:

“Se houver uma criptomoeda realmente apoiada em ouro e houver um acordo significativo e algum tipo de coisa moderna dessa conexão, isso pode ser bastante interessante.”

Leia também: Investidor veterano Mark Mobius diz que criptomoedas podem impulsionar o preço do ouro

Compartilhar
Thiago Catarino

Cineasta, Jornalista e Cripto Evangelista. Acredita que o blockchain tem potencial para transformar tudo, pois, restabelece à mais profunda das necessidades humanas: a confiança.

This website uses cookies.