Notícias

Blockchain como um Serviço (BaaS)

Se você esta pensando que as empresas de cloud service estão em guerra, e o clima esta meio tenso, você esta certo.

Mas para piorar o crescimento na demanda pelo uso do blockchain esta empurrando essa guerra para um novo nível com as gigantes como Microsoft, Amazon e IBM correndo para trazer a oferta do Blockchain como um Serviço (Blockchain-as-a-service) BaaS um diferencial para seus servidores e serviços de cloud.

O que é Blockchain acredito que todos conhecem, se você não conhece aqui vai basicamente o que é a tecnologia por trás das criptomoedas como Bitcoin, mas não é a moeda em si mas sim o processo de validar os registros e move-los pela rede para que a informação se propague de maneira criptografada mas distribuída, sendo validada a cada novo passo. Em outras palavras, ele cria uma trilha de papel transparente que qualquer pessoa pode acessar, mas ninguém pode alterar. Isso torna o Blockchain muito mais do que uma ferramenta financeira é uma das mais recentes maneiras de compartilhar, validar ou endossar qualquer tipo de ponto de dado, seja dinheiro, títulos, atos, música, arte, descobertas científicas, propriedade intelectual e até votos.

Demandas por Blockchains são inúmeras mas podemos listar algumas coisas bem pontuais que estão emergindo nessa área como eliminar o homem no meio do processo, e com isso elimina fraudes pois ele se auto-valida por exemplo com um blockchain artistas poder ir direto ao seu público, e não através de distribuidoras garantindo seus direitos autorais e royalties substituindo o Spotify por exemplo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Muito além disso o Blockchain pode gerenciar os ditos “contratos inteligentes”. Você acha que as assinaturas digitais são a onda do futuro? Pense de novo. Com o Blockchain, contratos inteligentes não são apenas para facilitar a tomada de assinaturas digitais, mas também podem validar a estrutura e conteúdo do contrato.

Ele pode validar e proteger quase tudo. Da autenticação do eleitor aos processos do governo, à informação da saúde, e à prova da propriedade intelectual, Blockchain pode servir como um processo seguro para validar quase qualquer coisa do valor, e para mantê-lo seguro. De fato, por causa da estrutura Blockchain, é muito mais seguro que os ambientes de nuvem padrão.

Por isso do interesse dos grandes Clouds em disponibilizar esse tipo de plataforma para seus clientes. Se você tem aquela ideia mirabolante e revolucionária usando o blockchain agora é a hora de começar a trabalhar nela com tudo, pois o BaaS esta chegando. Se me permitem a dica cerca de 65% dos bancos devem implementar uma solução Blockchain nos próximos anos.

Compartilhar

This website uses cookies.