Mercado

Bitwise é o primeiro provedor de ETF de Bitcoin a fornecer endereço de carteira

A empresa de gestão de ativos Bitwise tornou público o endereço Bitcoin de seu fundo negociado em bolsa (ETF) de BTC spot em 24 de janeiro. Dessa forma, a empresa se tornou a primeira das 10 emissoras de ETFs de BTC spot a fazer isso.

A empresa com sede em São Francisco, EUA, publicou no X (antigo Twitter), uma captura de tela mostrando o endereço de Bitcoin do Bitwise Bitcoin ETF (BITB). Além disso, o “print” mostra as participações do fundo, que são de 11.858 Bitcoins, equivalentes a cerca de US$ 474 milhões ao preço atual do BTC.

“Qualquer pessoa agora pode verificar as participações e fluxos do fundo diretamente no blockchain”, disse a empresa.

De acordo com a Bitwise, a transparência on-chain é fundamental para o espírito do Bitcoin:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Estamos orgulhosos de fazer o mesmo com a BITB. A publicação de endereços na rede é o primeiro passo para aumentar a transparência pública. À medida que a infraestrutura evolui, esperamos fazer mais, como trabalhar com empresas como a Hoeski para fornecer atestados criptográficos em tempo real.”

Bitwise recebe ‘mimos’ por transparência

Como forma de “gratidão pela transparência” a comunidade cripto começou a enviar para o endereço da carteira várias doações, incluindo alguns ordinais Bitcoin e sats raros.

O endereço da carteira atualmente possui doações de inscrições no valor de US$ 6.083 e possui um total de mais de 16.000 inscrições. Essas inscrições incluem dois airdrops RSIC, um Bitcoin Punk, um Bitcoin Burials, um Quadkey e vários outros.

Além disso, a conta também possui milhares de tokens BRC-20. No entanto, não há saldos BRC-20 válidos/ativos na conta. Ordinais criam tokens não fungíveis (NFTs) baseados em Bitcoin, inscrevendo dados como imagens, vídeos e muito mais em um único satoshi na base da blockchain do Bitcoin. Um satoshi é a menor unidade de Bitcoin, onde 100.000.000 satoshis equivalem a um único Bitcoin.

Embora a maioria da comunidade cripto tenha elogiado a iniciativa da Bitwise de tornar público o endereço de suas holdings do ETF, alguns também apontaram a única transferência de 12.000 BTC, sugerindo que a gestora de ativos não enviou nenhuma transação de teste para verificar o endereço.

Outros questionaram a gestora de ativos por usar uma carteira de chave única em vez de uma de múltiplas assinaturas, que é considerada mais segura. Uma carteira multi assinaturas funciona como o cofre de depósito de um banco, que requer várias chaves privadas para abri-lo.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.