Categorias Notícias

BitMEX é acusada de lavagem de dinheiro e manipulação de mercado

Em novo processo, a plataforma de negociação de criptomoedas BitMEX está sendo acusada de lavagem de dinheiro e manipulação de mercado.

A ação foi aberta contra empresas e indivíduos ligados à BitMEX. Dentre eles, a HDR Global Trading Limited, empresa controladora da BitMEX. Outros citados são a ABS Global Trading e seus cofundadores Arthur Hayes, Ben Delo e Samuel Reed. Atualmente, Hayes e Reed também atuam como diretor executivo e diretor técnico da BitMEX, respectivamente.

O processo em questão foi aberto no dia 16 de maio no Tribunal Distrital do Distrito Norte da Califórnia.

Extorsão e lavagem de dinheiro

A autora da ação, a empresa BMA LLC, alegou que a BitMEX teria sido projetada para se envolver em atividades ilegais, como extorsão, lavagem de dinheiro e manipulação de mercado. Assim, a plataforma teria faturado “bilhões de dólares em lucros ilícitos”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, a BMA também afirmou que a BitMEX é responsável por operar um esquema de transmissão de dinheiro sem licença:

“De acordo com os próprios dados dos réus, os negócios de transmissão de dinheiro sem licença processavam, em média, US$ 3 bilhões em transferências ilegais e sem licença a cada dia, tudo em violação ao estatuto federal dos Estados Unidos”, diz o processo.

O processo também alega que a BitMEX ofereceu ilegalmente seus serviços comerciais de alto risco aos cidadãos dos EUA. Desta forma, a plataforma teria registrado quase 15% de seu volume de negócios nos EUA em 2019, sem licença.

Manipulação de mercado

Nesse contexto, a BMA também citou que a BitMEX possui um “sistema fraudulento” que facilita que manipuladores e lavadores de dinheiro desviem da detecção. As negociações de alta alavancagem oferecidas pela BitMEX também constam no processo.

Logo, de acordo com a BMA, esses serviços causam um “maior número de liquidações”. Portanto, a BitMEX seria uma ferramenta requintada de designer para atores desagradáveis ​​manipularem os mercados de criptomoedas.

Leia também: G44 é denunciada pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa

Leia também: Jatinhos e contas no exterior são formas de ocultar de bens da Genbit, afirma Record

Leia também: Mulher que vendeu carro e fez empréstimo para investir na Midas Trend sofre com depressão

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.