Categorias Notícias

Bitmain pode ter ativado método controverso de mineração de Bitcoin

Segundo o artigo publicado pela agência de notícias News BTC, o AntPool, pool de mineração da Bitmain, um das maiores mineradoras de Bitcoin do mundo, supostamente ativou um de seus métodos controversos de mineração de Bitcoin que foca em um aumento de eficiência, trata-se do AsicBoost. A polêmica forma de mineração de Bitcoin supostamente aumenta a eficiência da mineração em até 20% e é controversa porque muitos desenvolvedores afirmam que seu uso danifica a rede da criptomoeda.

De acordo com o AsicBoost Block Explorer, o bloco # 540032, extraído pela AntPool, foi extraído usando o AsicBoost, que explora uma fraqueza anteriormente conhecida no algoritmo de prova de trabalho do Bitcoin que permite mineração mais rápida. A Bitmain detém uma patente na China para um sistema que explora a fraqueza da rede Bitcoin para aumentar a produtividade da mineração.

A patente, que descreve um “método de otimização”, detalha um sistema que usa um “dispositivo e circuito para chip de computação hash de prova de trabalho de Bitcoin e está relacionado ao campo técnico de computação cipher, rede de computadores e circuitos integrados”.

O resumo da patente também observa que “o método, o dispositivo e o circuito fornecidos pela invenção reduzem muito o consumo de energia do circuito”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Bitmain tem um histórico de uso do AsicBoost e foi acusada várias vezes ao longo do ano passado de utilizar o controverso método de mineração. O CTO da Blockstream, Greg Maxwell, foi um dos primeiros a citar a Bitmain por usar o AsicBoost, acusando-a de usar o método para aumentar seus lucros.

Bitmain nega o uso do AsicBoost

No ano passado, a Bitmain negou veementemente o uso da “solução matemática”, expressando que eles nunca usaram a tecnologia antes. Após a controvérsia que se seguiu às acusações de Maxwell, a Bitmain divulgou um comunicado, dizendo em parte que:

“A Bitmain testou o AsicBoost no Testnet, mas nunca usou o AsicBoost na mainnet como está implícito na proposta de Gregory Maxwell. Pedimos provas conclusivas de qualquer pessoa que afirme que isso é falso porque tais afirmações infundadas são tóxicas para o ecossistema do Bitcoin.”

A Bitmain também abordou a patente chinesa que detêm em um sistema que utiliza o AsicBoost, dizendo que:

“A Bitmain detém a patente do AsicBoost na China. Podemos usá-lo legalmente em nossas próprias fazendas de mineração na China para lucrar com isso e vender os contratos de mineração em nuvem para o público. Isso, por mais lucrativo que seja, não é algo que faríamos para o bem maior do Bitcoin.”

Possível uso do AsicBoost chega em um momento em que a Bitmain parece perder dinheiro

A Bitmain ainda não divulgou nenhuma declaração sobre o possível uso do AsicBoost pelo AntPool, mas o uso desse método de mineração coincidirá com um recente relatório da BitMEX Research que alegou que a gigante da mineração está perdendo dinheiro devido aos baixos preços das criptomoedas e ao aumento dos custos operacionais.

A BitMEX Research também conclui que o declínio acentuado na receita de mineração é parcialmente uma decisão estratégica, explicando que:

“Acreditamos que esse declínio representa uma decisão estratégica inteligente da Bitmain de se desfazer (relativamente falando) de uma área cada vez mais competitiva e de menor margem. Em nossa opinião, à medida que se desce a cadeia de fornecimento de mineração, a concorrência provavelmente aumentará mais rápido e a Bitmain fez uma jogada sensata tentando concentrar seus esforços na cadeia, onde uma proporção cada vez maior do valor da mineração pode ser acumulado.”

Embora não esteja confirmado, faria sentido que a Bitmain estivesse utilizando o método de mineração AsicBoost em um esforço para aumentar a eficiência e a lucratividade.

Leia também: BLOCKWALKS 2019: como o Blockchain melhorará as administrações governamentais e a vida de seus cidadãos

Leia também: BLOCKWALKS 2019, Conferência pública abre diálogo sobre como a tecnologia Blockchain impulsionará o futuro

Leia também: Bloco 7.080.000: desenvolvedores do Ethereum propõem ponto de ativação para o próximo hard fork

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.