Notícias

Bitmain divulga redução de 88% em seu poder de mineração

A Bitmain reportou nesta terça-feira, 07 de maio, que as suas atividades de mineração apresentaram uma forte redução. Segundo a Coindesk, a empresa apresentou uma queda de 88% em seu poder computacional, comparado ao mês passado.

De acordo com a divulgação de hash feita mensalmente pela Bitmain, a taxa de hash de todo o hardware pertencente à empresa, executando o algoritmo SHA265 – no qual as redes do Bitcoin e Bitcoin Cash se baseiam – caiu para apenas 237,29 quatrilhões de hashes por segundo (PH/s). Para título de comparação, em abril a taxa foi de 2.072 PH/s.

Aumentos e reduções

A empresa começou a divulgar o hashate das máquinas a partir de julho do ano passado. Segundo os arquivos, que estão disponíveis online, a taxa de hash foi de 1.692 PH/s naquele mês. Em seguida, aumentou para 2.339 PH/s em outubro.

Esse número caiu abaixo de 1.700 PH/s em março de 2019, em linha com o declínio geral do poder de computação total da rede do Bitcoin desde novembro do ano passado, quando o preço do criptoativo caiu abaixo de US$4.000. Em seguida, o hashrate subiu ligeiramente no início de abril, antes de despencar em maio.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em parte como resultado dessa queda, a participação da Bitmain no poder de computação total do Bitcoin também diminuiu de 4% para apenas 0,4%.

Isso também implicou num aumento do número das máquinas subutilizadas. Assumindo que todo o poder de hash vem da AntMiner S9, o modelo de mineradora mais popular da Bitmain, e que cada AntMiner possui uma taxa de hash de 14 tera hashes por segundo (TH/s), a Bitmain pode ter deixado de usar mais de 130.000 máquinas.

Bitmain cai, hashrate sobe

Mesmo com a queda da participação da empresa no poder de computação da rede, o poder computacional total apresentou crescimento: o hashrate total do Bitcoin alcançou a sexta alta mensal consecutiva em maio, chegando a 58.000 PH/s, de acordo com dados do site Blockchain.com.

Enquanto isso, o hashrate do Bitcoin Cash – criptoativo que tem na Bitmain um dos seus maiores apoiadores – tem sido estável em torno de 2.000 a 2.500 PH/s desde o início deste ano, segundo o site CoinWarz.

A redução é notável, uma vez que muitos mineradores da China estão se preparando para aproveitar a energia hidrelétrica barata durante a próxima estação chuvosa no país. Até recentemente, em março, a Bitmain estava planejando implantar US$80 milhões em suas próprias máquinas neste inverno.

Não se sabe qual foi o peso das recentes notícias envolvendo o governo chinês e a própria empresa. Um dos mais novos lançamentos, a AntMiner S15, apresentou uma grave falha de segurança, enquanto o governo chinês começou a apertar o cerco sobre as atividades de mineração no país.

Leia também: De olho na valorização do Bitcoin, Bitmain instala 100 mil ASICs na China

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.