Mercado

Bitcoin registra novo recorde histórico em poder de processamento

O Bitcoin está em destaque mais uma vez, marcando um novo recorde histórico com seu hash rate atingindo mais de 500 EH/s. Esse aumento no poder de processamento da rede está impulsionando a segurança da criptomoeda mais popular do mundo, à medida que o halving se aproxima.

Nos dias 16 e 18 de novembro, ocorreram picos significativos no hash rate, elevando a média para acima de 500 EH/s no domingo, dia 19. Uma medição em tempo real do Braiins no dia seguinte indicou um hash rate de 515 EH/s.

O hash rate mede a capacidade de os mineradores resolverem operações matemáticas na rede. Quanto maior o hash rate, mais resistente e seguro o Bitcoin se torna.

Esses avanços recordes no hash rate também resultaram em um aumento sem precedentes na dificuldade de mineração, atualmente em 64,68 trilhões. Essa dificuldade reflete o quão complexo é encontrar o hash de cada bloco e é ajustada para manter o tempo de criação de novos blocos em cerca de 10 minutos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Poder de processamento na rede Bitcoin

Além disso, o hash price, que mede os lucros dos mineradores com base em seu poder de processamento, atingiu US$ 0,096/TH/s em 19 de novembro, um número não visto desde maio de 2023 durante um período de congestionamento intenso do Bitcoin.

O congestionamento recente foi impulsionado pelo ressurgimento da negociação de tokens do protocolo Ordinals, gerando mais de 400.000 transações para emitir uma única coleção de tokens BRC-20 diretamente no livro-razão do Bitcoin.

Com o halving se aproximando, o Bitcoin está prestes a diminuir as recompensas concedidas aos mineradores a cada bloco minerado, um evento que ocorre a cada 210 mil blocos, aproximadamente a cada quatro anos. Em 2024, está previsto um novo halving, o que significa que o mercado está a cerca de 150 dias desse evento.

Os mineradores estão se preparando para otimizar seus lucros, investindo em equipamentos mais eficientes. Historicamente, o halving impulsionou aumentos no preço do Bitcoin, levando muitos analistas a projetarem um mercado altista para o próximo ano.

Entretanto, os mineradores já estão colhendo os frutos desse sucesso meses antes, buscando vantagens no mercado em constante evolução da mineração de criptomoedas.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.