Mercado

Bitcoin: quantidade de holders de longo prazo alcança níveis nunca vistos antes

O mercado de criptomoedas está acompanhando com atenção o aumento histórico do número de Bitcoins (BTC) guardados a longo prazo. De acordo com dados da Glassnode, essa quantidade alcançou recentemente 27,466% do total de BTC em circulação e que não foram movimentados há pelo menos 5 anos.

Neste ano, o valor atingiu um novo recorde. Dados indicam que os holders de Bitcoin não estão dispostos a vender seus BTCs, provavelmente temendo que o bear market se estenda por um período ainda maior. Dados históricos mostram que o mesmo movimento ocorreu em 2018, quando o mercado de baixa se estendeu até 2019.

Os dados indicam, ainda, que os holders de longo prazo detém cerca de 5,29 milhões de bitcoins. Esse número indica uma redução drástica no volume de BTC disponível para negociação.

Bitcoin

Atualmente existem pouco mais de 19 milhões de Bitcoin minerados. Destes, cerca de 1 milhão seriam de Satoshi Nakamoto. Outros 4 milhões de BTCs estariam perdidos para sempre. Além disso, é estimado que outros 2 milhões de BTCs estejam na posse de autoridades como resultado de apreensões realizadas em todo o mundo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Portanto, com os holders retirando mais de 5 milhões de BTCs do mercado, o mercado teria uma oferta de cerca de 7 milhões de Bitcoin para negociação.

Historicamente, o mercado de Bitcoin tem sido marcado por ciclos de aproximadamente 4 anos. Estes ciclos, estariam baseados principalmente na periodicidade dos halvings, mecanismo que reduz a oferta monetária na rede. Estamos a menos de um ano do próximo halving, e analistas já especulam sobre a chegada de um novo ciclo de alta no mercado nos próximos meses.

Além disso, traders e analistas também destacam a importância do halving. Por exemplo, o colombiano Juan Rodríguez, que acredita ser pouco provável uma queda significativa no preço do bitcoin em 2023.

De acordo com Rodríguez, haverá um comportamento de negociação lateral. No entanto, não deverá ocorrer outro ciclo de baixa que possa levar o BTC de volta ao nível de US$ 10 mil.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.