Notícias

Bitcoin perderá dominância em cinco anos, afirma famoso desenvolvedor

Não é incomum surgirem dúvidas sobre até quando o Bitcoin manterá seus grandes níveis de dominância. No momento da escrita desta matéria, o BTC representa 64,9% do mercado de criptoativos.

Nikita Zhavoronkov, principal desenvolvedor do explorador de blocos Blockchair, já deu um prazo. Por meio de uma publicação em seu Twitter, o desenvolvedor afirma que dentro de cinco anos o BTC perderá sua dominância.

Coroa do Bitcoin não durará

No dia 8 de junho, Zhavoronkov afirmou que era a última vez que o BTC atingiria 66% de dominância.

Ele explica:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Eu tenho um forte sentimento que esta é a última vez que veremos o nível de dominância do BTC acima de 66%. Desse ponto em diante, ela vai cair, provavelmente resultando no Bitcoin perdendo o primeiro lugar em participação de mercado nos próximos cinco anos.”

O desenvolvedor justifica com a amálgama de projetos de criptomoedas que apresentam escolhas diversas do Bitcoin. Ele afirma que, no começo, todas as criptomoedas queriam copiar o BTC.

Contudo, ao longo dos anos, os criptoativos estão construindo suas próprias características.

Ele exemplifica com os contratos inteligentes do Ethereum, os recursos de privacidade de Zcash e Monero e escalabilidade.

“Agora, onde o Bitcoin está hoje? Fazem cinco anos desde que o debate de escalabilidade começou (uma eternidade!). E, em vez de ter outra rodada de debates, podemos tirar algumas conclusões sobre o que acontece sem escalabilidade.”

Sobre a Lightning Network, ele menciona que existem “diversas falhas fundamentais”, além de não ter uso no mundo real. Sobre a Liquid, ele afirma que é um “pântano que nem vale a discussão”.

Pessoas querem criptomoedas, mas não Bitcoin

Zhavoronkov continua afirmando que as pessoas compram Bitcoin por ter a maior participação de mercado. Ele chama de “vantagem de ser o primeiro”.

O desenvolvedor completa:

“A maioria das pessoas não quer comprar Bitcoin, elas querem comprar uma criptomoeda que resolva seus problemas pessoais. Então as pessoas compram BTC quando elas querem comprar criptomoeda, porque o Bitcoin é a maior em valor de mercado.”

Com isso, o desenvolvedor justifica que o Bitcoin não é mais capaz de superar 66% de dominância. Ele ainda exemplifica que, desde o último halving, a dominância do BTC caiu de 99% para 66%.

Ethereum pode tomar a coroa

A série de publicações segue sugerindo que o Ethereum tomará a coroa do Bitcoin.

“Se o Bitcoin continuar estagnado enquanto outras criptomoedas florescem, a dominância continuará caindo. E aí entra o maior potencial para o desastre para o Bitcoin. Imagine, prova de participação no Ethereum fica pronto e todo mundo corre para comprar 32 ETH para fazer a prova de participação (um cenário bem provável).”

Zhavoronkov explica ainda que, para derrubar o Bitcoin, o Ethereum precisa crescer “apenas” seis vezes. Ele ainda sugere que tal feito não é difícil, perguntando: “estamos falando de criptomoedas, lembram-se?”.

O desenvolvedor conclui afirmando:

“Eu acredito que 2020 dará a última chance para o Bitcoin escalar propriamente e conseguir novos usuários. Caso contrário, ele será comido pelos seus competidores.”

Leia também: Analista afirma que Bitcoin pode ultrapassar os R$ 360.000 em algumas semanas

Leia também: Bitcoin começará a ser negociado na Bolsa de Valores da Alemanha

Leia também: Cantora Juliana Bonde divulga robô de investimento em Bitcoin que promete retorno de até 10% ao dia

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.