Categorias Notícias

Bitcoin não serve para substituir dinheiro, afirma ex-ministro das finanças da Grécia

O ex-ministro das finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, soltou uma carta aberta na segunda-feira, 27 de julho. O teor do documento foi críticas ao papel potencial do Bitcoin como substituto do dinheiro.

A carta, intitulada Why Bitcoin is not a socialist’s ally (Por que o Bitcoin não é um aliado do socialismo) foi publicada no site de Varoufakis. Para ele, trocar o dinheiro fiduciário por Bitcoin “apenas tornará o capitalismo mais feio, mais desagradável e mais perigoso para a humanidade”.

Em sua carta, Varoufakis argumentou que o Bitcoin foi incapaz de reagir a vários problemas econômicos – como a atual pandemia de coronavírus.

Para ele, a política monetária do criptoativo é codificada e não pode ser alterada facilmente. Por isso, não há como criar Bitcoins do nada em caso de uma crise

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Considere o crash de 2008 ou a atual crise da Covid-19. Suponha que os Bancos Centrais não tivessem capacidade de criar trilhões de dólares, euros, libras e ienes instantaneamente. Em vez disso, eles teriam que contar que a maioria dos usuários do Bitcoin concordassem, espontaneamente, com um aumento maciço na oferta de dinheiro”, escreveu Varoufakis.

Para ele, isso seria uma verdadeira tragédia. “O resultado seria um colapso de bancos e corporações, como em 1929”, escreveu.

Ex-ministro expõe as vantagens do Bitcoin

Embora Varoufakis veja essas como limitações do Bitcoin, elas são na verdade suas maiores qualidades. Uma oferta monetária fixa, com regras claras e difíceis de serem alteradas, fornece segurança ao Bitcoin.

Ademais, vale ressaltar que Varoufakis entende bastante de crises. Ele era o ministro das finanças na época em que a Grécia passou pela maior crise recente. Em 2015, o país praticamente faliu.

Como resultado, a Grécia teve que pagar €1.6 bilhões (R$ 9,6 bilhões) ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Adicionalmente, o país passou por um forte ajuste fiscal e restrições financeiras.

Nesse meio tempo, muitos cidadãos utilizaram o Bitcoin para proteger suas finanças. Com o risco de falência ou confisco nos bancos gregos, o criptoativo tornou-se uma alternativa para eles. E voltou a calar críticos, como Varoufakis.

Leia também: Analista aponta que Bitcoin pode valorizar 250% em breve

Leia também: Bitcoin registra em julho maior alta dos últimos 8 anos

Leia também: Valorização do Bitcoin é “alta de otários”, afirma Peter Schiff

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.