Categorias Notícias

Bitcoin invade samba enredo e alegorias da Imperatriz Leopoldinense no carnaval deste ano

A escola de samba Imperatriz Leopoldinense, oito vezes campeã do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro, buscará o título em 2019 com ajuda da criptomoeda mais famosa do mercado, o Bitcoin, que é visto no samba enredo da escola e também parte das alegorias que a Verde e Branco levará para a Sapucaí.

O samba enredo deste ano leva o nome “Me da um dinheiro ai”, de autoria de Elymar Santos, e utiliza algumas metáforas e frases propriamente ditas para fazer críticas à desigualdade social, à corrupção e à ganância do ser humano, citando alguns termos do mercado financeiro e do próprio dinheiro, quando faz referência ao Bitcoin, conforme mostra o trecho abaixo:

“Tem pato mergulhado no dinheiro / E o povo brasileiro nada por migalhas outra vez /Se é pra poupar / O porquinho pode até ser virtual.”

Nas alegorias a principal, o bitcoin também marcará presença. “Todo valor materializado em nossas moedas, cédulas, cheques e cartões perderá o sentido para um dinheiro virtual? Vamos entender que o dinheiro é apenas uma ideia? O que a moeda virtual fará com nossa sociedade de consumo? Ela será capaz de transformar nossa relação com os conceitos de valor? O futuro nos dirá”, afirma a escola.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segundo o carnavalesco Mário Monteiro, 82 anos, que divide a função com a irmã Cacá Monteiro, 64, a grande ironia é falar do dinheiro no momento em que o carnaval passa por seu maior período de crise financeira.

“Está sendo um trabalho desafiador, a relação do ser humano com o dinheiro é um enredo inédito no Rio. Estamos reaproveitando e otimizando todo o material que podemos para economizar”, contou ele.

Em busca do título de campeã do carnaval do Rio de Janeiro deste ano, a escola desfila no domingo, 03 de março, das 02:40 às 03:15 e contará, pelo segundo ano consecutivo, com a capitã do Corpo de Bombeiros Flávia Lyra, de 29 anos, como rainha da bateria, além de seis carros alegóricos e dois tripés. A agremiação está com mais de 70% do seu carnaval pronto e desfilará com 3,2 mil componentes. Quem quiser desfilar de “Bitcoin” pode procurar a agremiação e reservar a fantasia.

Leia mais: Carnaval do Rio de Janeiro terá criptomoeda própria; Conheça a Bestkoin

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.