Mercado

Bitcoin: holders de longo prazo ficam no lucro pela 1ª vez em 11 meses

Os dados da blockchain mostram que os investidores de longo prazo do Bitcoin (BTC) voltaram a ficar no lucro. É a primeira vez que esse movimento acontece desde junho do ano passado. O fato é positivo, já que a lucratividade renovada dos holders costuma preceder grandes ralis no preço.

De fato, o preço do BTC experimentou um pequeno rali na quinta-feira (27), justamente após a confirmação desse indicador. Conhecido como LTH-SOPR, o indicador faz parte da lista avaliada pela empresa de análise Glassnode.

Indicador de lucro dos holders Bitcoin

O SOPR é a proporção da saída da transação não gasta, ou UTXO. UTXO é uma saída de transação que não foi usada como entrada em uma nova transação. De certa forma, o UTXO funciona como o “troco” nas transações de BTC. Esta relação entre as proporções, chamada de SOPR, é calculada em dólares. Quando ela é positiva, significa que os holders de longo prazo estão operando no lucro.

O SOPR concentra-se em moedas movidas na blockchain que têm uma vida útil de pelo menos 155 dias. De acordo com o gráfico abaixo, as barras vermelhas indicam prejuízo dos investidores, enquanto a verdes indicam que eles estão no lucro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em outras palavras, sempre que este indicador está abaixo de 1, os holders estão no prejuízo. Mas se o indicador ficar acima de 1, significa que eles estão no lucro. O valor atual do SOPR é de cerca de 1,8.

“O SOPR tende a refletir melhor as mudanças macro do mercado. Após um período prolongado de perdas realizadas (LTH-SOPR <1), a coorte LTH está finalmente fazendo a transição de volta para um regime de gastos lucrativos, uma estrutura semelhante mais uma vez aos pontos de transição do ciclo passado”, disse James Check, analista da Glassnode, em nota semanal.

Ralis do Bitcoin pós-aumento

O último movimento de recuperação do SOPR ocorre em meio à recuperação do Bitcoin de um mercado de baixa. Ao preço atual é de US$ 29.500 e a criptomoeda registra uma valorização de 90% em relação à mínima de US$ 15.460 registrada em novembro passado.

Os cruzamentos anteriores do índice acima de 1 ocorreram em três períodos específicos: maio de 2020, maio de 2019 e novembro de 2015. Nos três casos, o preço do BTC abriu um forte rali de recuperação que eventualmente se traduziu em novas máximas.

O gráfico mostra que leituras muito abaixo de 1 marcaram historicamente períodos de capitulação dos investidores, que coincidiram com os fundos do mercado. Enquanto isso, valores acima de 10 sinalizaram topos de mercado, indicando uma possível correção futura.

SOPR acima de um para criar resistência

Embora o cruzamento do índice acima de 1 possa implicar um ciclo de mercado positivo à frente, no curto prazo, isso pode desacelerar o aumento da criptomoeda.

“O total de investidores de longo prazo no momento consiste em muitos detentores de ciclos 2021-22, muitos dos quais permanecem submersos e provavelmente criarão resistência durante a recuperação do mercado”, observou a Glassnode.

A empresa de análise CryptoQuant, com sede na Coreia do Sul, expressou uma opinião semelhante, dizendo que um retorno à lucratividade pode injetar pressão de venda no mercado. Se os investidores começarem a realizar lucros, isso pode atrasar ou até impedir novas altas no curto prazo.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.