Categorias Notícias

Bitcoin Core 0.20.0 é lançado; confira as atualizações

A versão mais recente do software de código aberto que alimenta o Bitcoin, a Bitcoin Core,  foi lançada nesta quarta-feira, dia 3 de junho e já está disponível para download. A Bitcoin Core 0.20.0 é a vigésima atualização da rede e foi desenvolvida por 119 colaboradores em um período de cerca de seis meses.

De acordo com o anúncio do lançamento, a nova versão traz “novos recursos, várias correções de bugs e melhorias de desempenho, além de traduções atualizadas”.

Além disso, essa versão também apresenta uma nova configuração de mapeamento de IP (Números de Sistema Autônomo). O objetivo é tornar a conectividade nó a nó na rede Bitcoin mais estável e eficiente.

Remoção do BIP 61

Dentre as “mudanças notáveis”, a Bitcoin Core destaca a remoção de uma proposta de melhoria implementado na versão 0.19.0, o BIP 61. Essa ferramenta permitia que os operadores de nós transmitissem as chamadas “mensagens de rejeição” para seus pares no caso de uma transação ou bloco ser rejeitado por seu nó.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Assim, esse mecanismo deveria permitir que os operadores pudessem diagnosticar problemas de taxa de transferência para transações e bloquear a transmissão.

Entretanto, segundo o comunicado, “os nós da rede não podem ser confiáveis ​​para enviar mensagens válidas, (incluindo mensagens rejeitadas). Portanto, isso só deve ser usado quando conectado a um nó confiável”.

Por isso, os desenvolvedores da Bitcoin Core optaram por remover o mecanismo a partir desta nova versão 0.20.0.

Outra mudança de destaque diz respeito ao Sistema de Compilação. Trata-se da biblioteca de software que o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, implementou desde o início e que, a partir de agora, não sera mais usada pela Bitcoin Core. O objetivo dessa biblioteca era garantir que todas as informações que são desviadas pela rede Bitcoin permaneçam na rede.

“O OpenSSL não é mais usado pelo Bitcoin Core”, diz o comunicado que informa ainda que essa mudança oferecerá “mais segurança” e “reduzirá as superfícies de ataque”.

Leia também: Análise do Bitcoin; Falso rompimento de alta pode fazer o preço voltar nos US$ 6.800

Leia também: Baleias sacam quase 53.000 Bitcoins de exchanges em uma semana

Leia também: Traders apontam “padrão Bart Simpson” na queda do Bitcoin

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.