Categorias Notícias

Bitcoin começará a ser negociado na Bolsa de Valores da Alemanha

O mundo das criptomoedas está esperando por um ETF do Bitcoin há muito tempo, mas até agora os obstáculos regulatórios têm sido muito altos. Pelo menos, um produto parecido e funcional deve ser lançado em breve – e ser negociável no mercado regulamentado da Bolsa de Valores de Frankfurt, na Alemanha.

O British ETC Group planeja lançar um produto chamado “Bitcoin Exchange Traded Crypto”, ou BTCE, este mês e listá-lo na plataforma de negociação Xetra da Deutsche Börse. Segundo a empresa, esta é a “primeira criptomoeda negociada em bolsa (ETC) do mundo com processamento central”.

Essa abreviação parece lembrar “ETF” e isso não é por acaso. Tecnicamente falando, no entanto, o produto não é um fundo de índice negociado em bolsa, mas uma nota negociada em bolsa (ETN). Isso é 100% depositado em Bitcoins, que são mantidos no BitGo Trust, um depositário licenciado nos EUA.

Mercados regulamentados para Bitcoin

Há muitas vantagens em um produto como esse e, o CEO da ETC Group, Bradley Duke afirmou que:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

 “O BTCE traz a transparência e a proteção dos investidores que reguladores e investidores institucionais precisam para o mundo Bitcoin. As preocupações com a complexidade, acessibilidade e governança até agora impediram o mercado de criptomoedas.”

Em seguida, Duke acrescentou que:

“Com o BTCE, trazemos o Bitcoin ao mundo dos mercados financeiros regulamentados. Os investidores obtêm os benefícios de negociar e possuir o Bitcoin por meio de uma segurança regulamentada. ”

Com o produto, o ETC Group apela principalmente a grandes e pequenos investidores que até agora não queriam ou não tinham permissão para negociar Bitcoins diretamente nas exchanges de criptomoedas. Nesse contexto, uma listagem no maior centro regulamentado de negociação de valores mobiliários da Alemanha, é certamente a maior vantagem.

Alguns riscos permanecem

Além do risco de perda de um ativo volátil como o Bitcoin, os investidores também assumem um risco de emissor em títulos. Se o ETC Group falir ou falhar por qualquer outro motivo, as ações poderão se tornar inúteis. Nesse caso, uma venda das participações em Bitcoin mantidas poderia mitigar as perdas para os investidores.

Outra diferença para ETFs “normais” também pode ser vista nas taxas. A 2,0% ao ano, estes são significativamente maiores do que na maioria dos fundos de índice.

Começando já na próxima semana?

Segundo informações do Handelsblatt, as negociações no BTCE podem começar já na próxima semana. Eles estão trabalhando na admissão final, diz a partir da sede da Deutsche Börse. A supervisão financeira BaFin já aprovou o prospecto da oferta, de acordo com o Grupo ETC.

Para o ETC Group, Frankfurt deve ser apenas a primeira parada: o BTCE deve “ser aprovado para distribuição em todos os principais mercados europeus de ETP ao longo do tempo”, de acordo com o objetivo britânico.

Produtos financeiros em Bitcoin, como o BTCE, costumam causar abalos na cabeça dos investidores. Mas especialmente os investidores institucionais podem abrir caminho para o mercado de criptomoedas anteriormente não regulamentado. A longo prazo, isso pode levar ao aumento das entradas de caixa e à demanda crescente pela moeda digital – e, finalmente, aumentar o curso.

Os investidores especulativos já podem colocar o pé na porta e abrir uma posição de Bitcoin para adicionar títulos ao depósito – seja diretamente em uma exchange de criptomoedas ou com o certificado de participação da Vontobel (WKN: VL3TBC).

Leia também: China volta a perseguir o Bitcoin e bloqueia conta de OTC de criptomoedas

Leia também: Baleias retiram mais de 33.000 Bitcoins de exchanges em uma semana

Leia também: Analista afirma que Bitcoin pode ultrapassar os R$ 360.000 em algumas semanas

Compartilhar
Julia Santos

Estudante de engenharia e entusiasta do mundo da blockchain e criptomoedas

This website uses cookies.