Notícias

Bitcoin Cash realizará novo hard fork este mês e adicionará assinaturas Schnorr

Mesmo com as feridas ainda abertas depois do último hard fork do Bitcoin Cash (BCH) ocorrido no ano passado e que levou à uma briga entre as implementações ABC e SV, que originou o Bitcoin Satoshi Vision após a guerra de hash, a equipe de desenvolvedores da criptomoeda anunciou que implementará as assinaturas Schnorr nas próximas semanas, o que teoricamente melhorará a segurança e a privacidade da blockchain. Com esta adição, o BCH passa a ser a primeira criptomoeda do mercado a adotar o tipo de assinatura que também vem sendo estudado para implementação no Bitcoin (BTC).

“No dia 15 de maio, a rede Bitcoin Cash (BCH) será atualizada, deste hard fork resultará a introdução de uma nova maneira de assinar suas transações BCH denominadas assinaturas Schnorr. Assinaturas Schnorr teoricamente ajudarão a tornar suas transações com Bitcoin Cash ainda mais seguras”, diz o anúncio oficial.

O anúncio acrescentou também que contratos inteligentes e usuários multi-assinaturas também serão implementados com mais recursos de privacidade. Além disso, um testnet foi lançado, já suportando assinaturas Schnorr, que podem ser usadas pelos desenvolvedores para testar o novo recurso antes do lançamento oficial.

Como mostrou o CriptoFácil, Schnorr não é uma proposta “inventada” por um desenvolvedor do Bitcoin, mas sim um conceito originalmente desenvolvido pelo criptógrafo / matemático alemão Claus-Peter Schnorr (daí o nome). O algoritmo de assinatura Schnorr é essencialmente uma maneira de ligar múltiplas chaves de carteira à uma única assinatura. As assinaturas são um método de provar que um usuário é, de fato, o proprietário de um conjunto de chaves privadas associadas a um endereço de Bitcoin e, portanto, está autorizado a gastar esses fundos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, uma assinatura não é apenas necessária para em uma transação de Bitcoin, uma assinatura é necessária para cada entrada em uma transação de Bitcoin. Resumidamente, as transações de Bitcoin usam saídas de transações anteriores como entradas na construção de uma nova transação, com cada entrada exigindo sua própria assinatura.

No caso do Bitcoin, o desenvolver Pieter Wuile foi o primeiro a propor a aplicação dos conceitos de assinatura Schnorr no Bitcoin por meio de um soft fork (BIP). Atualmente, a proposta vem sendo estudada para ser implementada, no entanto, ainda existem dúvidas se deve ser feito por meio de um soft fork ou um hard fork.

Leia também: Aplicativo permite estabelecer herdeiro para usuários de Bitcoin Cash

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.