Mercado

Bitcoin apaga perdas após dados positivos de inflação nos EUA

O preço do Bitcoin (BTC) abriu em forte queda de mais de 3% nesta sexta-feira (31), mas virou o movimento ao longo da manhã. Por volta das 13h, a criptomoeda já operava com queda de apenas 0,1% e de volta ao patamar dos US$ 28 mil.

A virada acontece logo após a divulgação do Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal (PCE), que é usado para calcular a inflação nos Estados Unidos. De acordo com os dados, o PCE mostrou alta de 0,3% em fevereiro.

O número mostra que a inflação segue em alta, mas está abaixo da expectativa do mercado, que esperava uma alta de 0,4%. Portanto, o indicador mostra que a inflação continua a aumentar, só que a um ritmo menor do que o mercado esperava.

Inflação sobe 0,3% em fevereiro

Nos últimos 12 meses, o Core PCE subiu 4,6%, marcando uma pequena desaceleração em relação ao nível observado em janeiro. Os dados principais do PCE cresceram 0,3% ao mês e 5% em 12, em fevereiro, em comparação com 0,6% e 5,3%, respectivamente, em janeiro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Os dados mensais mostraram que os preços da energia tiveram deflação de 0,4%, enquanto os preços dos alimentos cresceram 0,2%, também abaixo das expectativas. Os preços dos bens aumentaram 0,2%, enquanto os preços dos serviços aumentaram 0,3%.

Apesar de alguns setores apresentarem níveis mais baixos de inflação, outras continuam impactados pela alta dos preços. Os preços associados à habitação, em particular, dispararam. Mas, de acordo com o Federal Reserve (Fed), as autoridades atualmente estão olhando, além disso, e já preveem uma desaceleração nos picos de aluguel ao longo de 2023.

As autoridades afirmaram que ainda estão empenhadas em reduzir os preços em meio à atual crise bancária no país. No entanto, esperam que a inflação continue bem acima da meta de 2% pelo menos até 2024. Ou seja, a inflação estará menos “transitória” do que o governo previa.

Reação do mercado

Após a divulgação dos dados, os futuros do mercado de ações permaneceram em alta, enquanto as taxas dos títulos do Tesouro de prazo mais longo caíram. O mercado de criptomoedas também testemunhou um aumento marginal em resposta ao relatório de inflação.

O preço do BTC chegou a registrar um aumento de 1% na última hora e atualmente está trocando de mãos em US$ 28.143. Com isso, a criptomoeda zerou os ganhos da abertura desta sexta-feira e virou para o terreno positivo.

Os contratos futuros do S&P 500 subiram 0,4%, e os do Dow Jones Industrial Average subiram 134 pontos, o que se traduz em um ganho de 0,4%. Por outro lado, os futuros do Nasdaq-100 subiram 0,3%.

Embora a inflação siga em trajetória de alta, os dados mostram que esse movimento deve ocorrer mais lentamente. Por isso, o resultado pode levar o Fed a reduzir o ritmo no aumento de juros, o que beneficia os ativos de risco.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.