Categorias Notícias

BIS alerta que o Bitcoin deveria abandonar o mecanismo de Prova de Trabalho

De acordo com um relatório publicado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), na última segunda-feira, 21 de janeiro, os problemas do Bitcoin (BTC) só serão resolvidos ​​com a saída do atual mecanismo de consenso de Prova de Trabalho (PoW, proof-of-work).

O portal de notícias Cointelegraph afirmou que o alerta lançado pelo BIS refere-se a quando as recompensas dos blocos na rede do Bitcoin caírem para zero – dado que apenas um número limitado de novos Bitcoins será criado – as taxas de transação sozinhas não serão capazes de sustentar as despesas com a mineração. O argumento implica que a rede do Bitcoin se tornaria tão lenta, que seria praticamente inutilizável, afirmando:

“Cálculos simples sugerem que, uma vez que as recompensas do bloco cheguem a zero, pode levar meses até que um pagamento feito com a rede do Bitcoin seja finalizado, a menos que novas tecnologias sejam implantadas para acelerar esse processo.”

O final do processo de recompensa da mineração dos blocos, com a emissão do último pedaço de Bitcoin, está previsto para ocorrer em algum ponto do ano de 2140.

O estudo observa ainda que, enquanto soluções de segunda camada como a Lightning Network poderiam ajudar, “o único remédio fundamental seria se afastar da Prova de Trabalho”. Tal medida, de acordo com o relatório, “provavelmente exigiria alguma forma de coordenação social ou institucionalização”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A conclusão geral do documento é que, de acordo com os pesquisadores, “na era digital também, é provável que um bom dinheiro permaneça como uma construção social, e não puramente tecnológica”.

O BIS, com sede na Suíça, é uma organização composta por 60 bancos centrais, que supostamente respondem por 95% do PIB global. Recentemente, o Criptomoedas Fácil afirmou que outro relatório do BIS, publicado em 08 de janeiro, descobriu que 70% dos bancos centrais em todo o mundo estão realizando pesquisas sobre a emissão de moeda digital do banco central.

Leia também: Representante do BIS afirma que Bitcoin e outras criptomoedas não são dinheiro

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.