Categorias Notícias

Binance vai reportar transações em reais à Receita Federal

A exchange de criptomoedas Binance se pronunciou nesta segunda-feira (19) sobre o reporte de transações de criptoativos às autoridades brasileiras.

A corretora esclareceu que as movimentações em reais serão, de fato, informadas à Receita Federal do Brasil (RFB).

Segundo a Binance, o objetivo é atender o que determina a Instrução Normativa nº 1888/2019 (IN 1888).

Mensagem vai alertar sobre notificação

Em um comunicado oficial, a corretora explicou que vai registrar e compartilhar com a RFB as transações feitas nos pares BRL/BTC e BRL/USDT.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A Binance está medindo esforços para seguir o que pede a IN 1888/2019 do Brasil, cumprindo com as determinações das autoridades brasileiras”, esclareceu a exchange.

A IN 1888 passou a vigorar em agosto de 2019, trazendo a obrigatoriedade das exchanges a declararem mensalmente todas as operações realizadas pelos seus clientes.

Esse reporte inclui compra, venda, permuta e retirada de criptoativos.

Assim, a exchange explicou que, quando o cliente depositar BRL na plataforma, ele irá se deparar com a seguinte mensagem:

“Caro usuário, ao utilizar este produto, suas informações podem ser compartilhadas com a Receita Federal do Brasil. Ao dar continuidade, você concorda que suas informações sejam passadas à Receita Federal, mesmo através de empresa terceirizada. Se você não concorda em ter suas informações compartilhadas, você deve encerrar o uso deste produto imediatamente. Nós continuaremos a comunicar aos usuários deste produto se houver novidades. Agradecemos o seu suporte à Binance.”

Transações P2P não serão reportadas

Já no que diz respeito às transações na plataforma Binance P2P, a exchange explicou que não irá relatar à RFB.

Nesse sentido, caberá ao usuário, pessoa física ou jurídica, fazer a sua própria declaração e registro das transações efetuadas.

Isso porque, nesses casos, a corretora atua apenas como intermediária. Ou seja, não participa efetivamente das transações que são feitas entre usuários da plataforma.

Leia também: PIX: Nubank e Mercado Pago são acusados de cadastro indevido de clientes

Leia também: Família de São Paulo paga R$ 2 bilhões em imposto sobre transação internacional

Leia também: G44 diz que pagou R$ 5 milhões em acordo com investidores

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.