Economia

Binance quase fechou unidade dos EUA para proteger operações globais

O fundador e CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), teria tentado no início deste ano encerrar as atividades da Binance.US, subsidiária estadunidense da exchange, a fim de proteger as operações da Binance Global.

De acordo com uma reportagem do The Information, publicada na terça-feira (1º), fontes disseram que o conselho de administração da Binance.US, do qual CZ é presidente, realizou uma votação sobre a liquidação da empresa, que obteve uma avaliação de US$ 4,5 bilhões de investidores no ano passado.

Entretanto, o conselho não conseguiu o apoio unânime exigido pela decisão. O CEO da unidade dos EUA, Brian Shroder, foi o único resistente à decisão. Ele se opôs à liquidação da Binance.US porque temia que uma paralisação repentina pudesse prejudicar os clientes da exchange dos EUA. Isso porque, em caso de liquidação, os clientes seriam forçados a mover ou liquidar rapidamente seus ativos.

Procurada pela reportagem, a Binance se recusou a comentar.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Binance na mira de reguladores

Binance e CZ se tornaram alvo dos reguladores dos EUA nos últimos meses e há mais tempo são alvos de reguladores de outros países.

Nos EUA, a exchange está sob o escrutínio de reguladores como a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC).

A CFTC processou a exchange por operar uma exchange “ilegal” e ter um programa de conformidade “falso”. Enquanto isso, a SEC processou a exchange e CZ, dizendo que a Binance inflou artificialmente seus volumes de negociação, desviou fundos de clientes, falhou em restringir clientes dos EUA, entre outras acusações.

Apesar dos desafios e riscos regulatórios, a Binance está determinada a expandir seus negócios em várias partes do mundo. No dia 1º de agosto, por exemplo, a empresa oficialmente anunciou o lançamento da Binance Japan, disponibilizando 34 tokens para negociação à vista.

Como parte do cumprimento das regulamentações do país, a exchange tem o plano de migrar seus usuários globais que estão no Japão para sua versão local a partir de 14 de agosto. Dessa forma, a Binance busca garantir a conformidade com a estrutura regulatória do Japão durante suas operações no país.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.