Categorias Notícias

Binance perde parceria com mais um banco para transações

O banco HSBC tornou-se o mais recente banco do Reino Unido a bloquear transações de seus clientes para a Binance. De acordo com o veterano conhecido como CryptoWhale, o banco está enviando comunicados aos seus clientes a respeito do bloqueio.

A restrição atinge especificamente as operações com cartões de crédito. O HSBC afirmou que os clientes devem interromper as transações até que novos anúncios sejam divulgados.

“Queremos avisar que estamos suspendendo pagamentos feito para a Binance por meio dos nossos cartões de crédito. Esta decisão foi tomada devido às preocupações com a segurança dos nossos clientes”, diz o anúncio.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Medida visa combater crimes e seguir conformidade

Um porta-voz do HSBC, sob condição de anonimato, confirmou a proibição. No entanto, a pessoa afirmou que a medida não tem como alvo as criptomoedas e a Binance, especificamente.

“Nós não comentamos sobre ativos individuais ou exchanges de criptomoedas. Colocamos ênfase no combate à lavagem de dinheiro (AML) e práticas de identificação de cliente (KYC). O banco está acompanhando de perto a demanda dos clientes e a mudança de regulamentação nesses mercados”, disse o porta-voz.

Ou seja, a medida, segundo o HSBC, é destinada ao compliance com a lei britânica. De fato, os bancos do Reino Unido alegam razões semelhantes para restringir seus serviços à Binance. Dentre eles, o HSBC é o maior, além de ser o sexto maior banco do mundo.

Por outro lado, um porta-voz da Binance se mostrou “decepcionado” com a decisão do banco e afirmou que a exchange está aberta para dialogar e tentar reverter a situação.

“Tomamos nossas obrigações de conformidade muito a sério. Ademais, estamos comprometidos em trabalhar com os reguladores para moldar políticas que protejam os consumidores, incentivem a inovação e movam nosso setor para a frente”, disse o porta-voz.

Entenda o caso

Em junho, a Binance foi proibida de operar e fornecer seus serviços no Reino Unido, de acordo com a Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês). Segundo o órgão, a Binance não possui autorização para realizar atividades reguladas no país.

Desde então, diversos bancos começaram a restringir seus serviços para a corretora. O primeiro deles foi o Barclays, seguido do NatWest. Em ambos os casos, a justificativa foi a incerteza regulatória da exchange dentro do Reino Unido.

Por fim, esta não foi a primeira restrição do HSBC com empresas ligadas a criptomoedas. Em abril, o banco proibiu clientes de utilizarem suas contas para adquirir ou custodiar ações da MicroStrategy. A empresa é a maior investidora de Bitcoin (BTC), com aproximadamente 105 mil BTC em caixa.

Leia também: Bitcoin exibe maior valorização entre todos os investimentos no Brasil em julho

Leia também: Senado recebe pedido para que Banco Central compre Bitcoin como reserva de valor

Leia também: Bitcoin realiza nova correção e criptomoedas corrigem nesta terça-feira (3)

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.