Categorias Notícias

Binance paralisa saques de Ethereum após problema na blockchain

As movimentações com Ethereum (ETH) foram suspensas na Binance após a descoberta de um possível divergência na sua blockchain.

Dessa maneira, se descobriu que houve uma divisão na blockchain do ETH a partir do bloco 11.234.873.

Problema na blockchain

Um chain split acontece quando uma blockchain passa a apresentar duas ou mais versões conflitantes a partir de um determinado bloco.

Dessa maneira, a Infura anunciou nesta quarta-feira (11) que estava encontrando problemas com a blockchain do Ethereum. A Infura é um serviço que opera nós de Ethereum que, por sua vez, são utilizados pela Binance.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Na sequência, o desenvolvedor Nikita Zhavoronkov comentou o seguinte no Twitter:

“Em algum ponto, os desenvolvedores do Ethereum introduziram uma mudança no código que gerou um ‘chain split’ na blockchain do Ethereum. Alguns mineradores e usuários ficaram ‘presos’ em uma cadeia minoritária.
Tecnicamente, o que aconteceu foi um ‘hard fork’ imprevisto, similar ao ocorrido com o Bitcoin há sete anos. Correção: faça a atualização do geth e execute o ‘debug.setHead(11234872)'”, afirmou Zhavoronkov.

Esse é um problema que pode causar turbulência no lançamento do Ethereum 2.0, que está previsto para o dia 1º de dezembro.

Binance suspende saques de Ethereum temporariamente

Changpeng Zhao, CEO da Binance, comentou sobre o problema:

@cz_binance

“Aconteceu uma possível ‘chain split’ na blockchain do ETH a partir do bloco 11.234.873. O Etherscan e o Blockchair estão mostrando duas cadeias diferentes depois deste bloco. Nós estamos analisando o caso, mas decidimos desabilitar os saques de ETH de forma temporária. Os fundos dos investidores estão a salvo”, afirmou Changpeng Zhao.

Vale ressaltar que a Binance é uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo.

Apesar disso, o problema parece estar sendo resolvido: a corretora anunciou que as transações envolvendo os tokens ERC-20 – que são baseados em Ethereum – já foram normalizadas.

Ademais, a situação gerou críticas contra a Binance no Twitter.

Desse modo, muitos usuários estão criticando a empresa por utilizar os nós da Infura, ao invés de operar os seus próprios nós de Ethereum.

A Metamask – carteira de criptoativos – também pode ter sido afetada pelo chain split na blockchain do Ethereum.

Finalmente, a situação parece não ter influenciado nas operações das demais exchanges de criptomoedas até o momento da escrita desta matéria.

Leia também: Ethereum 2.0 pode atrasar novamente devido a baixa adesão

Leia também: XRP vai superar o Bitcoin em 2021, afirma estrategista

Leia também: Ethereum pode atingir US$ 800 até o fim do ano, prevê analista

Compartilhar
Nicolas Nogueira

Advogado, formado em Direito pela UFPR, com MBA em Negócios Internacionais. Tenho contato com as criptomoedas desde 2017. Sou apaixonado pelo assunto! Para mim, as criptomoedas são o único futuro possível para a economia mundial, bem como a melhor ferramenta de liberdade financeira para todos nós.

This website uses cookies.