Mercado

Binance e CZ podem enfrentar acusações criminais, diz WSJ

Uma nova reportagem do The Wall Street Journal (WSJ), publicada na terça-feira (26), afirmou, citando fontes anônimas, que a Binance “está derretendo” e está “sob a ameaça de ações coercivas” por parte das agências dos Estados Unidos.

De acordo com a publicação, tanto a maior exchange de criptomoedas do mundo quanto o seu CEO, Changpeng Zhao (CZ), podem enfrentar acusações criminais em breve. A empresa e o executivo são alvo de uma série de ações judiciais com reguladores e estão vendo os volumes de negociação recuarem.

Conforme mostram dados da plataforma de análises Kaiko, a Binance agora lida com cerca de metade de todas as negociações em que criptomoedas são compradas e vendidas diretamente. O percentual atual está abaixo dos cerca de 70% no início do ano.

Binance na mira das autoridades

Ao mesmo tempo, a Binance está tendo que demitir em massa seus funcionários – o número de demissões já é de cerca de 1.500 – e está vendo diversos de seus executivos deixarem a empresa.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Cada batalha é uma situação de vida ou morte, e a única coisa que pode nos derrotar somos nós mesmos”, disse Yi He, cofundadora e diretora de marketing da Binance, segundo o WSJ.

Segundo o WSJ, a indústria acredita que, no longo prazo, outras empresas substituirão a Binance no mercado cripto. No entanto, no curto prazo, uma eventual saída da Binance do mercado desapareceria com a liquidez do mercado.

“Você simplesmente não pode estimar o que aconteceria com a indústria se a Binance desaparecesse, visto que ela foi responsável por alimentar uma enorme quantidade de inovação e crescimento”, disse Anthony Georgiade, cofundador da empresa Innovating Capital.

Investigações e ceticismo

O artigo destaca que o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) está investigando a Binance há cerca de um ano. E isso pode levar a acusações criminais e bilhões de dólares em multas.

Apesar disso, algumas vozes dentro da indústria, como o CIO da Bitwise, Matt Hougan, percebem a situação com ceticismo. Em uma publicação recente na plataforma de mídia social X, ele opinou que o mundo cripto é resiliente e “antifrágil”:

“Tenho quase certeza de que já li esta história antes: as criptomoedas não podem sobreviver sem M̵t̵.̵ ̵G̵o̵x̵, B̵i̵t̵M̵E̵X̵ F̵T̵X̵ Binance. O que as pessoas não percebem: o setor de criptomoedas é antifrágil e muito maior do que qualquer plataforma de negociação.”

Hougan esclareceu ainda que não está expressando uma opinião sobre o futuro da Binance. De acordo com o executivo, a exchange pode crescer ou diminuir. No entanto, ele não acredita que isso vai ditar o futuro das criptomoedas.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.