Categorias Notícias

Binance divulga emoji que lembra suástica e é “cancelada” no Twitter

A Binance divulgou um novo emoji para simbolizar sua marca e também a da Binance Coin (BNB). No entanto, o símbolo foi duramente criticado por causa de sua grande semelhança com a suástica, símbolo da Alemanha Nazista.

E o design não foi o único problema do emoji, mas também a sua data de lançamento na quarta-feira, 20 de abril. Afinal, esta foi a mesma data do nascimento de Adolf Hitler, líder da Alemanha Nazista e principal organizador do Holocausto.

O design e seu timing de lançamento tiveram uma forte repercussão negativa no Twitter, o que levou a Binance a se desculpar e remover o emoji da sua bio. Ao mesmo tempo, usuários da rede social aproveitaram para relembrar outras campanhas duvidosas lançadas pela exchange no passado.

Erro histórico

O lançamento ocorreu na quarta-feira (20), quando o emoji foi colocado no Twitter oficial da exchange. Ele traz quatro braços com quadrados nas pontas, que deveriam simular conexões de uma rede. No centro, dentro de um quadrado, está a logo tradicional da Binance.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Novo emoji da Binance foi comparado a símbolo nazista. Fonte: Twitter.

Aparentemente, a equipe de marketing da Binance lançou o novo emoji sem considerar cuidadosamente como as pessoas podem interpretá-lo. E de fato a interpretação foi unânime, visto que a empresa foi praticamente “cancelada” no Twitter após a divulgação.

Inicialmente, o ícone polêmico aparecia sempre que alguém digitava a hashtag #binance no Twitter. Ao perceber o erro no design, a Binance logo tratou de apagar o emoji e trocá-lo. Dessa forma, o novo ícone é um globo terrestre com a logo da exchange gravado em seu interior.

Diante da repercussão negativa, a Binance se justificou a respeito do caso. Sem se desculpar pelo erro, a exchange confirmou a remoção do ícone e sua troca.

“Bem, isso foi obviamente realmente embaraçoso. Não temos certeza de como o emoji passou por várias camadas de revisão sem que ninguém perceba, mas imediatamente sinalizamos a questão e removemos o emoji. O novo design está sendo lançado enquanto escrevemos”, disse a exchange.

Polêmica com a suástica

Em sua origem, a suástica é um símbolo místico encontrado em muitas culturas e religiões em tempos diferentes. Antes de sua adoção pelo nazismo, o símbolo era cultuado pelos índios Hopi aos Astecas, dos celtas, budistas, gregos, e sobretudo os hindus. O símbolo possui registros de 5 mil anos atrás.

No entanto, a imagem que tornou a suástica infame foi criada por Adolf Hitler nos anos 1920 e se tornou símbolo do nazismo. Esta suástica tem os braços apontando para o sentido horário, ou seja, indo para a direita. Durante os anos de poder do Terceiro Reich, a suástica virou um símbolo da “identidade ariana”, a raça pura defendida pelos nazistas.

Suástica nazista.

Deixando o fato ainda mais “embaraçoso”, o emoji foi lançado no aniversário de Hitler. A data de 20 de abril também é um dia importante para usuários de cannabis, por causa do número 420 (a data se escreve 4/20 no formato estadunidense).

Este não foi o primeiro caso polêmico envolvendo a Binance e o regime nazista. Usuários relembraram uma campanha realizada em 2017, onde a exchange realizou uma distribuição do token Gas. Na foto, a exchange coloca a sigla GAS em destaque dentro de uma Estrela de Davi.

A estrela é o símbolo da religião judaica, e a presença da sigla fez alusão às câmaras de gás utilizadas para executar cerca de 6 milhões de judeus no Holocausto. É claro que o anúncio foi visto como de extremo mau gosto e desrespeito aos judeus. O tuíte original foi removido, mas a imagem permanece.

Leia também: Preço do BNB se prepara para alta, diz especialista

Leia também: Coinbase lança versão beta de sua plataforma de NFTs

Leia também: Para evitar interferência russa, Irlanda quer proibir doações em Bitcoin para políticos

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.