Categorias Notícias

Bancos Centrais se reunirão para debater implementação de CBDC

Os bancos centrais do Reino Unido, Canadá, Japão, Suécia e Suíça além do Banco Central Europeu, se reunirão em meados de abril para discutir questões em torno da introdução das moedas digitais do banco central (CBDC), segundo revelou o Japão Times.

Os bancos se reunirão para discutir a realização de pesquisas conjuntas sobre a possível introdução futura de moedas digitais e os desafios em potencial, como liquidação entre moedas e defesa contra ataques cibernéticos, disseram as fontes. Dos bancos que participarão da reunião, o Banco Central da Suécia é o mais “avançado” em termos de pesquisa sobre CBDC tendo iniciado um trabalho para emissão do E-Krona ainda em 2018.

As reuniões devem ser realizadas em Washington à margem de uma conferência do Fundo Monetário Internacional e provavelmente publicarão um relatório sobre suas discussões no final do ano. Um executivo do Banco do Japão disse que os bancos centrais devem responder com flexibilidade à rápida digitalização para permanecerem relevantes como emissores de dinheiro.

“No Japão, não temos planos agora de emitir moedas digitais do banco central. Mas precisamos fazer um esforço para estar pronto para responder, caso a demanda pública por moedas digitais do banco central aumente dramaticamente”, disse Takako Masai, membro do conselho do Banco Central do Japão.

O plano do Facebook Inc. de introduzir sua criptomoeda Libra, juntamente com uma mudança para um yuan digital na China, levou os bancos centrais a acelerar a pesquisa sobre moedas digitais.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O membro do conselho do Federal Reserve dos EUA, Lael Brainard, disse que são necessárias discussões ativas do setor público-privado sobre questões regulatórias relacionadas às moedas digitais e possíveis ameaças à estabilidade dos sistemas financeiros.

“Dado o papel importante do dólar, é essencial permanecermos na fronteira do desenvolvimento de pesquisas e políticas em relação ao CBDC (moeda digital do banco central)”, disse Brainard em discurso em um simpósio na Califórnia.

Leia também: Vitalik Buterin diz que há uma maneira das CBDCs interagirem com criptomoedas

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.