Notícias

Banco público de Brasília exige conhecimento sobre Bitcoin e blockchain de novos funcionários

O Banco de Brasília (BRB), instituição criada em 1964 cujo maior acionista é o Governo do Distrito Federal, abriu um concurso público para a contratação de cerca de 100 novos escriturários, com salario inicial de R$3.204,26, no entanto, segundo o Edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e divulgado pelo Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, os candidatos terão que estudar sobre Bitcoin e blockchain se desejam ingressar na instituição.

O Edital prevê, no Anexo 1, que trata do conteúdo programático, que os candidatos à vaga tenham conhecimento sobre o tema “os bancos na era digital”, no qual, além de Internet banking; Mobile banking; Open banking, entre outros, é exigido que também saibam sobre “11. O dinheiro na era digital: Blockchain, Bitcoin e demais criptomoedas”.

A exigência de conhecimento sobre Bitcoin e criptomoedas é a primeira no país em relação à contratação de servidores para um banco público nacional. Cidadãos de todo o Brasil podem concorrer às vagas no BRB. As inscrições começarão em 09 de junho e seguem até 15 de julho. É cobrada uma taxa de R$56 para participar da prova que está prevista para o dia 18 de agosto, no turno da tarde, e terá quatro horas de duração. O concurso será composto de prova objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva será composta de 60 questões de múltipla escolha e além de Bitcoin e blockchain serão cobrados conteúdos de conhecimentos gerais, língua portuguesa, raciocínio lógico e matemática, uso de tecnologias em ambientes corporativos, governança corporativa e compliance, inovação, Lei Orgânica do Distrito Federal e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal, realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do DF e da RIDE. A prova discursiva será aplicada no mesmo dia e turno.

O Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) foi a banca examinadora selecionada para conduzir o certame. Esse é o primeiro concurso feito pelo BRB desde 2013. Os candidatos aprovados no concurso serão convocados para realização dos procedimentos pré-admissionais e exames médicos admissionais, observada a necessidade de provimento e ordem de classificação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.