Categorias Notícias

Banco da Inglaterra emite documento de discussão sobre moeda digital

O Banco da Inglaterra emitiu formalmente um documento de discussão sobre moeda digital na quinta-feira, 12 de março. O documento de 57 páginas descreve um “modelo ilustrativo” da moeda digital do banco central (CBDC, na sigla em inglês), projetado para armazenar valor e permitir pagamentos por famílias e empresas.

“Estamos interessados ​​na CBDC porque este é um período de mudanças significativas no dinheiro e no sistema de pagamentos”, disse o Banco da Inglaterra. “O uso de notas – a forma de dinheiro mais acessível de pagamento – está em declínio, e o uso de dinheiro emitido por empresas privadas continua a aumentar, com as mudanças tecnológicas impulsionando a inovação.”

O documento aponta que uma CBDC poderia apresentar uma série de oportunidades, incluindo um cenário de pagamentos “mais resilientes” e um “bloco de construção” para melhores pagamentos internacionais no futuro. Mas também introduziria desafios e riscos, como impactos na política monetária e estabilidade financeira.

“Se saldos significativos de depósitos fossem transferidos dos bancos para uma CBDC, poderia haver implicações para os balanços do Banco da Inglaterra e dos bancos comerciais. Isso pode afetar o montante de crédito concedido pelos bancos à economia em geral. e, por sua vez, como o Banco implementa a política monetária e apóia a estabilidade financeira.”

Notavelmente, o Banco da Inglaterra reconhece que uma CBDC seria “uma inovação tanto na forma de dinheiro fornecida ao público quanto na infraestrutura de pagamentos na qual os pagamentos podem ser feitos.”

Embora o Banco ainda não tenha decidido se deve ou não introduzir sua própria moeda digital – embora já tenha sugerido a criação de uma criptomoeda global dos bancos centrais – ele disse que, se emitir uma moeda digital, ela “seria denominada em libras esterlinas, portanto 10 libras em CBDC sempre valeriam o mesmo que uma nota de 10 libras esterlinas”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Qualquer CBDC seria introduzido juntamente com – em vez de substituir – depósitos bancários em dinheiro e comerciais”, concluiu.

Mark Carney, governador do Banco da Inglaterra, disse que se o CBDC fosse introduzido, ele precisaria ser “muito cuidadosamente” projetado.

“Precisamos considerar as perguntas com cuidado e em tempo útil, ao lado do governo de Sua Majestade”, disse Carney. “Este documento pretende ser a base para mais pesquisas e diálogos entre o Banco e o setor de pagamentos, provedores de tecnologia, usuários de pagamentos, instituições financeiras, acadêmicos, outros bancos centrais e autoridades públicas. Encorajo qualquer pessoa interessada nesses princípios fundamentais. questões para responder ao Banco sobre os possíveis benefícios, riscos e praticidade do CBDC. “

No início deste ano, o Banco da Inglaterra também criou um grupo com outros cinco bancos centrais – o Banco do Canadá, o Banco do Japão, o Banco Central Europeu, o Sveriges Riksbank (Suécia) e o Banco Nacional Suíço, para explorar possíveis casos de uso para CBDCs.

O documento de discussão está aberto para comentários da população até 12 de junho de 2020.

Leia também: Vice-governador do Banco do Japão afirma que país não precisa de moeda digital

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.