Categorias Notícias

Banco Central da Inglaterra sugere criação de criptomoeda global dos bancos centrais

Ao invés de moedas nacionais ou da digitalização dos ativos das nações, o Banco Central da Inglaterra vem propondo a criação de uma “criptomoeda global” que seria uma moeda única dos bancos centrais. A declaração foi feita por Dave Ramsden, vice-governador do Banco da Inglaterra, em uma entrevista concedida à Bloomberg.

Segundo ele, o Banco Central da Inglaterra está muito focado em medidas que fornecem infraestrutura pública para incentivar a inovação privada, como criar uma moeda digital com outros bancos centrais.

“Está é uma ideia digna de ser desenvolvida, porque existem grandes problemas com os custos e a eficiência dos pagamentos atuais (…) Devemos constantemente desafiar a nós mesmos se devemos fazer mais, porque as necessidades dos consumidores das economias desenvolvidas e em desenvolvimento têm a ver com melhorar a eficiência”, declarou.

A ideia do Banco Central da Inglaterra  é criar uma alternativa ao dólar americano e ao poder dos EUA na economia global, para isso, a proposta seria criar uma moeda digital “lastreada” em uma cesta de moedas nacionais, algo como a Libra do Facebook.

“O setor público forneceria uma nova moeda hegemônica sintética (SHC) através de uma moeda digital do Banco Central (…) Mesmo que a versão inicial da ideia não seja perfeita, o conceito é interessante. A SHC pode suprimir o forte impacto do dólar no comércio global”, declarou o presidente do Banco Central da Inglaterra Mark Carney.

Carney não está sozinho, na mesma linha, Benoit Coeure, membro do conselho de administração do Banco Central Europeu, disse na última semana que os reguladores devem estar preparados para a revolução da moeda digital, e o banco central deve adaptar-se à essa mudança. 

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Leia também: Banco da Inglaterra estabelece diretrizes para a Libra poder circular no país

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.