Notícias

Bacen realiza evento sobre real digital nesta quinta-feira (29)

A possibilidade do real digital tem sido cogitada por entusiastas brasileiros de criptomoedas. Tendo em vista a onda de moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês), bem como o cenário até favorável das criptomoedas no Brasil, não espantaria uma versão digital do real.

Nesse sentido, o Banco Central do Brasil (Bacen) realizará nesta quinta-feira (29) um evento sobre o real digital. Intitulado “Potenciais do real em formato digital”, o evento abordará o cenário de CBDCs e possíveis vantagens para o Brasil.

Contudo, a imagem usada para divulgar o evento menciona o real como reserva de valor. O fato não passou batido pelos usuários do Twitter.

Real digital ganha evento

Conforme já noticiado pelo CriptoFácil, o evento de amanhã é o primeiro em uma série de webinars. Todos eles abordam a questão do real digital e possíveis benefícios para o Brasil.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O primeiro evento falará sobre o cenário mundial de CBDCs e os possíveis benefícios de um real digital para o Brasil. Ele será gratuito e ocorrerá entre as 11h e 12h30, horário de Brasília, no canal do Bacen no YouTube.

Robert Townsend, membro da comissão do dólar digital, confirmou sua participação no evento. Além de Townsend, também estarão presentes Eduardo Diniz e Keiji Sakai.

Diniz é professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) e especialista na avaliação do impacto de novas tecnologias a bancos, governo e sociedade. Sakai, por sua vez, é country manager da R3 — que desenvolve a blockchain empresarial Corda.

É possível conferir toda a programação da série de webinars na imagem abaixo:

Comunidade debocha

No anúncio do evento feito no Twitter, uma imagem afirma que o real é “unidade de conta, meio de troca e reserva de valor”. Em sua versão digital, a moeda nacional mantém todas essas características, segundo o Bacen.

Entretanto, a característica de “reserva de valor” foi apontada por deboche por membros da rede social. Uma usuária comentou que a imagem era uma “piada”, agradecendo pelo Bacen começar o dia fazendo-a rir.

Já outro apontou a drástica perda do poder de compra do real em 17 anos, debochando do fato da moeda ser uma reserva de valor.

Um dos usuários que comentou a publicação chegou até mesmo a comentar que “reserva de valor é o Cristiano Ronaldo no banco de reservas da Juventus”. Ele completa que usará um possível real digital para comprar mais Bitcoin.

Até mesmo Fernando Ulrich, conhecido defensor do Bitcoin na comunidade brasileira de criptomoedas, compartilhou a publicação perguntando “reserva de valor?”.

Leia também: Baleias sacam R$ 6,2 bilhões em Bitcoin da Coinbase nesta manhã 

Leia também: Primeiro fundo mútuo de Bitcoin é lançado por grande gestora

Leia também: Vitalik Buterin e famosa atriz causam aumento nas taxas do Ethereum

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.