Atlas Quantum pede que usuários aumentem a banca do robô para lidar com o mercado turbulento

O Bitcoin derreteu 20% dentro das últimas 24 horas contadas da escrita desta matéria, pegando muitos de surpresa. Dentre os que foram pegos de surpresa estão os investidores do robô de arbitragem Phoenix, da Atlas Quantum.

O que agravou a situação foi a sugestão da própria Atlas, no dia anterior, para que seus investidores aumentassem a banca para que o robô tivesse mais “espaço” para operar.

Desespero em meio ao banho de sangue

Conforme já noticiado pelo CriptoFácil, após conversar diretamente com um dos investidores utilizando o Phoenix, o robô não possui stop. Isso significa que sempre houve a possibilidade de liquidação utilizando o robô, e o investidor advertiu à época sobre este cenário.

Contudo, mesmo com o mercado altamente instável, o conselho da Atlas Quantum para seus investidores que estavam tendo as ordens encerradas na BitMEX foi aumentar a banca – através de um e-mail chamado “Dica Margin Call”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Na imagem abaixo, é possível ver na íntegra o email enviado a investidores no início da noite de quarta-feira, 11 de março:

O aviso fez com que alguns investidores, de fato, depositassem mais saldos de Bitcoin em suas contas na BitMEX na crença de que tal ação solucionaria a dificuldade do robô de operar no mercado instável.

A imagem abaixo foi tirada de um grupo de investidores, respondendo ao e-mail acima que foi compartilhado:

Robô não soube acompanhar o mercado

Tendo em vista a atipicidade do mercado e o fato da gestão de risco recair totalmente sobre os investidores, esperava-se talvez uma “dica” da Atlas Quantum para interromper as atividades do robô.

A ausência de manifestação ocasionou diversas liquidações completas, algumas das quais estão retratadas na imagem abaixo:

Alguns investidores tentaram se ajudar, aconselhando a desativação do robô. Porém, a onda de liquidações seguiu forte:

Outros investidores comentaram sobre comportamentos atípicos do Phoenix, como alavancagem em 15x. De acordo com a conversa que o CriptoFácil teve com um usuário do Phoenix em fevereiro, o máximo de alavancagem utilizado era 0,82x.

Um dos investidores do grupo desejou sorte àqueles que continuarem utilizando o robô durante o período altamente volátil do mercado de criptoativos:

Dentre os relatos de liquidações e sugestões dos próprios investidores para lidar com a atual situação do mercado, uma dúvida relevante foi levantada:

Sem auxílio

O CriptoFácil conversou com uma fonte próxima ao robô Phoenix, questionando se há algum manual de instruções para utilização do robô, destinado àqueles que nunca operaram utilizando este tipo de ferramenta.

Em resposta à pergunta “os investidores são deixados totalmente por conta própria”, a fonte respondeu dizendo:

“Basicamente isso.”

Leia também: Banho de sangue: Bitcoin derrete 20% e atinge os US$6.300

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.