Segurança

Falha em chips do MAC permite roubo de criptomoedas

Uma vulnerabilidade recém-identificada nos processadores da série M da Apple pode ter implicações graves para os usuários de criptomoedas, com o potencial de comprometer as chaves privadas.

Essa falha, que reside profundamente na microarquitetura desses chips, foi primeiro relatada pelo Ars Technica e detalhada em um artigo publicado por um coletivo de pesquisadores de importantes universidades dos EUA.

A vulnerabilidade deriva de um canal lateral no pré-buscador de memória de dados (DMP) do chip, um mecanismo projetado para aumentar a eficiência computacional. No entanto, esse recurso permite inadvertidamente a extração de chaves secretas durante operações criptográficas, um processo fundamental para a segurança de criptomoedas e outras transações digitais.

Apelidado de “GoFetch” por seus descobridores, esse método de ataque não requer acesso administrativo, levantando alarmes sobre a facilidade com que criminosos podem explorar essa vulnerabilidade.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O fato de que os dados intermediários se parecem com um endereço é visível por meio de um canal de cache e é suficiente para revelar a chave secreta ao longo do tempo”, destacou o estudo.

Roubo de criptomoedas no MAC

Essa descoberta é especialmente preocupante para detentores de criptomoedas, já que as chaves privadas são o ponto central da segurança de carteiras digitais e transações.

As implicações do GoFetch são vastas, afetando não apenas os protocolos de criptografia tradicionais, mas também aqueles projetados para serem resistentes contra ataques de computação quântica. Isso coloca uma ampla variedade de chaves criptográficas em risco, incluindo RSA e Diffie-Hellman, juntamente com algoritmos pós-quânticos como Kyber-512 e Dilithium-2.

A mitigação dessa vulnerabilidade representa um desafio significativo devido à sua natureza baseada em hardware. Embora defesas baseadas em software possam ser desenvolvidas, muitas vezes isso resulta em degradação de desempenho, especialmente em dispositivos com chips da série M mais antigos.

A Apple ainda não fez uma declaração pública sobre as descobertas do GoFetch. Enquanto isso, os pesquisadores aconselham os usuários finais a procurarem por atualizações de software que abordem especificamente essa vulnerabilidade.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.