Categorias Notícias

Assembleia Legislativa de São Paulo chamará Bettina da Empiricus para depoimento

Os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) decidiram convocar Bettina Rudolph para depoimento. Bettina ficou famosa pelo vídeo-propaganda da empresa de análise Empiricus, no qual ela afirmava ter transformado “R$1.500,00 em R$1 milhão em três anos”.

De acordo com a Folha de São Paulo, o convite partiu da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Alesp. O requerimento de convite foi apresentado pelo deputado Thiago Auricchio (PR/SP), que também falou sobre os motivos da convocação.

“A gente quer evitar que o consumidor continue sendo ludibriado e eventualmente caia numa arapuca”, esclareceu o deputado.

Além da convocação de Bettina, a Comissão também chamará Felipe Miranda, cofundador da Empiricus e figura chave em muitas das peças publicitárias da empresa. Em nota à Folha, a Empiricus informou que não comentará o assunto.

A relação entre a empresa e a sua publicidade agressiva foi tema de diversos processos. Em março, o Procon de São Paulo abriu uma investigação sobre a possibilidade de propaganda enganosa por parte da empresa. O motivo? A mesma propaganda da Bettina.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em decorrência do caso, a Empiricus foi multada pelo órgão estadual no começo de abril – a empresa ainda pode recorrer da decisão.

A Empiricus foi uma das primeiras empresas de conteúdo relacionado ao setor financeiro a recomendar o investimento em criptoativos, pouco tempo depois de ter lançado a polêmica carta “Bitcoin: não recomendo para ninguém“, no início de janeiro de 2017. A mudança de postura da empresa – que passou a oferecer diversos relatórios sobre criptoativos – ocorreu pouco antes da alta histórica ocorrida naquele ano.

Enquanto as indicações da Empiricus neste mercado não se mostraram tão atrativas – quem aqui não se lembra da famigerada Chronologic? – quem comprou e guardou Bitcoin em 2019 obteve excelente retornos: mais de 100% em poucos meses, e isso tudo sem a necessidade de cair em propagandas ou comprar relatórios caros.

Leia também: Procon solicita investigação criminal por “propaganda enganosa” em vídeo de Bettina da Empiricus

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.