Categorias Notícias

Artistas farão grafite utilizando drones e blockchain na Cidade do México

A aEternity, startup de blockchain, anunciou uma parceria com Voliro AG,  SPH EngineeringDRONEMASTERS e All City Canvas em um projeto inusitado que pretende incentivar e desenvolver a arte de rua por meio da aplicação de novas tecnologias. O projeto chamado Drone Graffiti vai permitir à artista de rua do México “substituir” os sprays por drones e registrar seus trabalhos em blockchain.

Inicialmente, o projeto reunirá três grandes artistas do grafite, os mexicanos Kone e Smithe e o polêmico norte-americano Tom Edwards, que usarão drones para pintar muros e telas no distrito de Colonia Roma, na Cidade do México. Assim que o trabalho for finalizado, ele será registrado na blockchain da aEternity.

A construção do hardware e software necessários para este projeto foi possível por meio da parceria entre todas as empresas envolvidas, no caso, aEternity ligou a blockchain aos drones, mas modificá-los para poder pintar a arte através de um aplicativo foi o trabalho de Janis Kuze da SPH Engineering.

“Permitir que um drone seja a ferramenta dos grafiteiros tem sido tecnicamente desafiador, pois o drone tem que voar perto de uma parede, vertical e horizontalmente e o caminho de vôo tem que criar uma pintura”, disse.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além de unir novas tecnologias com a arte de rua, a ideia do projeto é trazer luz tanto ao grafite (que por vezes é negligenciado como arte) e as possibilidades de aplicação da blockchain.

“Arte urbana sempre foi um meio de expressão, mas é por demais muitas vezes fugaz na natureza. Ao ancorar essas obras temporárias de arte em um livro digital. elas tornam-se permanentes e sua mensagem é ampliada. A audiência não é mais limitada a pessoas passando por uma parede, mas permanentemente aberta ao mundo”, disse Yanislav Malahov, fundador da blockchain aEternity.

No ano passado, uma obra do grafiteiro inglês Banksy chamou a atenção em todo o mundo por ser “destruída” ao vivo e vendida na sequencia por quase US$1 milhão na Sotherby’s.

Leia também: Nova obra de arte que tem Bitcoin como tema central recebe lances de mais de US$30 mil

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.