Categorias Notícias

Arsenal FC é repreendido por regulador por anúncios de Fan Tokens

O Arsenal FC, um dos principais clubes de futebol do Reino Unido, foi repreendido pelo regulador de publicidade do país por promoção “irresponsável” e “enganosa” de seu Fan Token.

De acordo com a Advertising Standards Authority (ASA), os anúncios eram irresponsáveis ​​porque eles “minimizavam” os investimentos em criptoativos.

Os Fan Tokens do Arsenal foram lançados em 12 de julho deste ano, em parceria com a Socios.com, emissora do token Chiliz (CHZ).

Esse alerta do regulador é importante porque cada vez mais clubes, do Brasil e do mundo, lançam seus tokens de torcedor.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O caso mais recente do Brasil foi o Sport Club Internacional, que lançou seu fan token também em parceria com a Socios.

Os fan tokens permitem que seus compradores participem das decisões internas dos clubes sobre determinados assuntos. Quanto mais tokens um apoiador possui, mais pesado é seu voto.

Em contrapartida, para os clubes, os fan tokens fornecem principalmente uma receita extra.

Polêmica com Fan Tokens do Arsenal

Sobre o projeto do Arsenal, a ASA criticou dois anúncios em particular. Um deles no Facebook e outro no site do clube. 

A postagem no Facebook, que apareceu em 12 de agosto, dizia que os torcedores em posse do token $AFC poderiam votar na música que o clube tocaria em caso de vitória.

Contudo, de acordo com a ASA, ambos os anúncios foram irresponsáveis ​​porque banalizam o investimento em criptoativos. Além disso, os anúncios não informaram sobre o risco do investimento.

A postagem no Facebook foi enganosa, de acordo com a agência, pois não esclareceu que os tokens precisavam ser comprados com criptomoedas.

Por sua vez, o Arsenal disse que os tokens diferem das criptomoedas, que são um meio de pagamento.

Isso porque foram projetados apenas para entretenimento e para incentivar a participação dos fãs. O clube também negou que os anúncios visassem investir em criptomoedas.

A popularidade das criptomoedas vem chamando a atenção do ASA. No início deste mês, por exemplo, o regulador censurou anúncios de empresas cripto, incluindo Coinbase e eToro.

Mas, ao que parece, a repreensão por parte da ASA não impactou o preço do fan token do Arsenal. No momento da escrita, o token está custando US$ 3,45, tendo valorizado cerca de 3% nas últimas 24 horas.

Leia também: Mais de 75% dos detentores de Bitcoin estão no lucro, revela Glassnode

Leia também: Clube de futebol Gama lança Utility Token na Binance Smart Chain

Leia também: El Salvador faz nova compra em data cabalística para o Bitcoin

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.