Economia

Argentina permitirá liquidação de contratos em Bitcoin, diz ministra das Relações Exteriores

Após a eleição de Javier Milei como presidente da Argentina, o país parece estar se tornando mais amigável às criptomoedas. De acordo com Diana Mondino, Ministra das Relações Exteriores e Comércio Internacional da Argentina, um decreto legalizando o uso de certas moedas em contratos e para pagamentos se aplicaria ao Bitcoin.

Mondino escreveu em sua conta no X (antigo Twitter) na quinta-feira (21) que o referido decreto, que tem foco na reforma econômica, permitiria o uso de Bitcoin e de outras criptomoedas no país sob certas condições.

“Ratificamos e confirmamos que na Argentina os contratos podem ser celebrados em Bitcoin e também qualquer outra criptomoeda…”, escreveu ela no X.

Liquidação de contratos em Bitcoin na Argentina

O decreto mencionado por Mondino, aprovado em 20 de dezembro, não aborda as criptomoedas especificamente. No entanto, as “Bases para a Reconstrução da Economia Argentina” incluem disposições que os devedores tinham a escolha pagar em moedas não reconhecidas como moeda legal na Argentina.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Art 766. – Obrigação do devedor. O devedor deve entregar o valor correspondente da moeda designada, quer a moeda tenha curso legal na República ou não.”

O decreto também afirma que os indivíduos têm a liberdade de escolher o tipo de moeda utilizada:

“As partes têm a liberdade de especificar os valores e o tipo de moeda utilizada para a caução, bem como a forma de seu reembolso no momento da celebração do arrendamento”, diz o artigo 1.196.

O presidente argentino nomeou Mondino como ministra das Relações Exteriores após vencer as eleições. Muitos membros da comunidade cripto viram a vitória de Milei como um sinal positivo para a adoção da criptomoeda na Argentina.

A Grayscale, por exemplo, uma das maiores gestoras de fundos de investimento, apontou a vitória do presidente Milei como um marco crucial para o futuro do Bitcoin (BTC) no país. A empresa destacou que pode haver possíveis mudanças significativas no cenário econômico.

De acordo com a Grayscale, a presidência de Milei pode pavimentar o caminho para a integração das criptomoedas na economia argentina, potencialmente oferecendo soluções para problemas crônicos como inflação e instabilidade financeira.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.