DeFi

Após Maker sugerir adotar Solana, Vitalik Buterin vende participações em MKR

Vitalik Buterin, o criador do Ethereum, vendeu todos os seus tokens MKR, da Maker DAO, por aproximadamente US$ 580.000 em ETH.

A venda ocorreu logo após Rune Christensen, cofundador da Maker, sugerir o uso do código-fonte da Solana para a criar uma futura rede autônoma, da Maker que ganhou o nome provisório de NewChain.

Segundo Christensen, o projeto proposto da NewChain seria capaz de lidar com um volume muito maior de transações do que o sistema atual da Maker. Essa nova blockchain permitiria à Maker DAO expandir suas ofertas além de sua stablecoin atual, a DAI.

Após o anúncio, Buterin mostrou indignação com a proposta e resolveu vender todos os seus tokens, após manter seus MKR por dois anos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A MakerDAO está se autodestruindo em direções estranhas”, escreveu Buterin.

Venda massiva de Maker (MKR)

Christensen explicou suas razões para considerar alternativas ao Ethereum Virtual Machine (EVM).

“A EVM ainda é a mais importante quando se trata de construir coisas para os usuários, já que é onde os usuários estão. Mas, para um backend especializado nas necessidades específicas da Maker, não é o ideal, e soluções como Solana ou algo como Sei são muito mais adequadas.”

Além disso, Christensen disse que Solana ou Sei são mais adequados porque são “muito mais eficientes, o que significa que você pode obter transações mais baratas com o mesmo hardware”.

Além de elogiar a Solana, Christensen destacou a Cosmos devido ao seu vasto pool de talentos e histórico de aplicativos em blockchain bem-sucedidos usando sua tecnologia.

De acordo com Christensen, ao contrário da Solana, a Cosmos não foi projetada para eficiência, o que pode resultar em custos de manutenção e desempenho mais altos.

Antigamente líder no movimento de finanças descentralizadas, a Maker agora parece estar se afastando de sua crença fundamental na descentralização. De acordo com dados da Glassnode, mais de 95% de todos os tokens MKR estão concentrados nas mãos dos 1% principais dos endereços.

Além disso, a Solana, que Christensen indicou como “o código-fonte mais promissor”, é comercializada como descentralizada, mas é desenvolvida exclusivamente pela Solana Labs e teve cinco interrupções em 2022.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.