Categorias Notícias

Apesar de tentativas de união, hard fork na rede do Bitcoin Cash parece inevitável

Pouco mais de um ano após uma discordância entre o consenso da rede do Bitcoin ter gerado uma nova criptomoeda, o Bitcoin Cash (BCH), uma nova “guerra” está prestes a gerar outra criptomoeda ao dividir a rede, mas desta vez, a rede do próprio BCH.

Como tem acompanhado o CriptoFácil, uma série de novas implementações estão programadas pela equipe Bitcoin ABC, que coordena o desenvolvimento do Bitcoin Cash (versão 0.18.0), no entanto, a ideia não tem apoio unânime da comunidade e, liderada por Wright, a nChain anunciou que estava lançando sua própria implementação de nó completo, apelidada de Bitcoin SV (abreviação de “Satoshi Vision”), que não incluiria esses recursos do Bitcoin ABC e portanto geraria uma nova criptomoeda, provavelmente o BSV.

Segundo a agência de notícias CCN, apesar das várias tentativas de unir a comunidade e romper o impasse, a “guerra” continua e a nChain lançou, no final de agosto, a versão alfa do Bitcoin SV, ao mesmo tempo a empresa anunciou a criação da SV Pool, um pool de mineração de BCH “em linha com o Bitcoin Satoshi Vision”, que começará a integrar as mineradoras em setembro. A proposta de Wright tem apoio, entre outros, da CoinGeek, o maior pool de mineração do Bitcoin Cash. Os primeiros nós do Bitcoin SV já estão on-line.

“Esta é uma versão alpha, cuja finalidade é fornecer uma prévia do código em resposta a solicitações de mineradores e operadores de pools. Isso não pretende ser um candidato a lançamento. O trabalho ainda está em andamento visando uma versão beta para a primeira semana de setembro, de acordo com o anúncio inicial do Bitcoin SV”, disse o comunicado oficial da equipe que vem liderando o projeto.

A CoinGeek abraçou de tal forma a proposta do fork que já anunciou até mesmo a fabricação de hardwares ASIC para o Bitcoin SV, em resposta ao suposto desdém da Bitmain em relação à divisão na rede.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A CoinGeek também quer anunciar que projetamos um design de chip ASIC, super eficiente em energia, que será lançado ainda este ano. Este chip será otimizado para mineração de nível empresarial em Bitcoin usando o protocolo Satoshi Vision. Teremos um estande demonstrando isso na CoinGeek Week Conference em novembro,  em Londres, e convidamos todos os mineradores a se juntarem a nós no planejamento do futuro desta indústria neste evento”, declarou Calvin Ayre, fundador da CoinGeek.

A proposta tem gerando tanto debate que até mesmo grandes nomes do ecossistema das criptomoedas que nunca estiveram ligados ao Bitcoin Cash, como Vitalik Buterin, por exemplo, que disse que a comunidade Bdo CH deve evitar qualquer tentação de se aliar com Craig Wright e deixar que ele “crie” sua própria criptomoeda que, para ele, deve ser chamada de Bitcoin Craig (BCC) em um clara referência à fraude que foi o BitConnect (BCC).

Até mesmo Bitcoin Cobra, que sempre foi um crítico do BCH se posicionou favorável à equipe Bitcoin ABC e anunciou que lançaria um cliente BCH que não acrescentaria novos recursos, exceto a proteção de replay, permitindo que os usuários continuem usando o Bitcoin Cash normalmente sem medo de perder fundos como resultado de uma divisão da blockchain.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.