Apenas 10% dos tokens XRP estariam nas mãos de investidores, revela levantamento

O debate sobre centralização ou descentralização no mundo das criptomoedas se tornou mais acirrado com o recente crescimento da cotação da Ripple (XRP), a qual chegou a ocupar o segundo lugar em valor de mercado durante alguns dias.

A moeda, criada pelos Ripple Labs e com o propósito de aprimorar as transações bancárias, é vista com desconfiança pelos defensores de uma moeda descentralizada e sem o controle de governos ou de entidades que possam se aliar a estes. E, segundo o site Trustnodes, essa centralização também se reflete na distribuição da posse dos tokens.

O quadro Crypto Detective analisou dados sobre a rede Ripple e chegou a uma conclusão preocupante: dos 100 bilhões de tokens previstos para serem emitidos, 84% estão – ou estarão – nas mãos dos Ripple Labs, dos diretores ou de ex-diretores do conselho da Ripple.

Ainda segundo o levantamento, mais 3 bilhões de tokens estão em posse de um investidor japonês, o qual não pode ser identificado. Por outro lado, os investidores comuns detém apenas 8 bilhões de tokens XRP no total, sendo que 3 bilhões estão parados em exchanges.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Para se ter uma ideia do tamanho dessa diferença, os fundadores da Ripple detém, juntos, mais de 10 bilhões de tokens. Jed McCaleb possui cerca de 5 bilhões, enquanto Chris Larsen possui 6.7 bilhões. Ou seja, apenas um deles possui quase a metade da quantidade dos tokens que os demais investidores de mercado. E isso em uma moeda com previsão de 100 bilhões de tokens, dos quais cerca de 40% já foram emitidos.

Os dados da pesquisa foram levantados e compilados em uma planilha, a qual mostra, de maneira detalhada, as contas detentoras de tokens e a quem elas pertencem. O autor da planilha é desconhecido, mas eles claramente empreenderam pesquisas extensas para, de fato, mapear todas as participações da XRP, especialmente pela Ripple Labs ou sua equipe atual e/ou anterior.

Isso sugere que o real valor de mercado da XRP é bem menor do que foi levado a acreditar, ficando de forma realista em cerca de US$ 8 bilhões, em oposição ao atual US$ 60 bilhões sugerido. Pois o  atual cálculo do valor de mercado é responsável por uma oferta circulante de cerca de 39 bilhões de tokens, quando, na verdade, a real oferta ao mercado parece ser apenas cerca de 8 bilhões, com o restante bloqueado em contratos ou em depósito, portanto, sem a possibilidade de ser negociado no mercado.

Além disso, essa concentração extrema de tokens pode aumentar o risco de quedas de preços acentuadas quando novos tokens são adicionados. Como aconteceu com Jed McCaleb em 2014, que depois de sair com o restante da Ripple Labs e iniciar o Stellar, ameaçou vender todas as suas participações em XRP à taxa do mercado e derrubar o preço do tokens a menos de centavos.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.