Categorias Notícias

Anúncios falsos do guru das finanças Martin Lewis aparecem no Instagram

Depois de processar o Facebook por permitir a veiculação de sua imagem em anúncios fraudulentos de Bitcoin na rede social, o guru das finanças pessoais britânico Martin Lewis agora está aparecendo em novos anúncios, desta vez no Instagram. 

Conforme reportou o site de notícias Cointelegraph, o fato foi relatado pelo usuário da rede @peterfinn5252 nesta terça-feira, 07 de janeiro.

O post patrocinado de conteúdo fraudulento mostra o rosto de Lewis junto a um artigo falso que simula ter sido publicado pelo principal tabloide britânico The Mirror. O título do artigo é: “Martin Lewis ajuda as famílias britânicas com a oportunidade revolucionária de Bitcoin em casa”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Lewis, que é o fundador do blog MoneySavingExpert retuitou a publicação para alertar a comunidade sobre o anúncio fraudulento que usa sua imagem para ganhar credibilidade.

Processo contra o Facebook em 2018

Em abril de 2018, Lewis passou pela mesma situação só que no Facebook, que é o atual dono do Instagram. Na ocasião, ele abriu uma ação legal contra o Facebook, acusando a rede de difamação por ter permitido o patrocínio desses posts. Ele alegou que mais de 50 anúncios falsos usando sua imagem foram publicados na maior rede social no ano passado. 

O Facebook e Lewis conseguiram entrar em acordo e a rede social lançou uma ferramenta dedicada para usuários denunciarem anúncios fraudulentos com o objetivo de combater a prática ilegal.

Redes baniram anúncios relacionados às criptomoedas em 2018

Apesar dos anúncios recorrentes envolvendo criptomoedas, tanto o Facebook quanto o Instagram já haviam anunciado medidas para proibição de anúncios com esses conteúdos. A política de publicidade do Facebook, por exemplo, foi atualizada em janeiro de 2018 e passou a incluir a proibição de anúncios que usem “práticas promocionais enganosas” que contenham anúncios de ofertas de criptomoedas.

Leia também: Blockchain permitirá economia de US$31 bilhões em fraudes de alimentos até 2024

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.