Mercado

Analista destaca três sinais de alta para o Bitcoin

O mercado de criptomoedas vem chamando a atenção de investidores e especialistas desde o início deste ano. O destaque vai para o Bitcoin, que vem registrando uma tendência de alta desde janeiro e já apresenta um retorno de 26% em 2023.

Este é o melhor início de ano para o preço do Bitcoin desde 2020, quando o retorno do mês inicial foi de 31%. O preço do BTC ultrapassou US$ 21.000 recentemente, nível que não atingia desde novembro de 2022.

Parte do aumento do preço é atribuído ao fato de que o valor da inflação nos Estados Unidos em dezembro de 2022 foi de 6,5%. Este cenário menos tenso animou os investidores que acreditam em uma retomada de crescimento para os ativos de risco.

As medidas de contenção da inflação nos EUA conseguiram desacelerar o crescimento dos preços no segundo semestre de 2022. Assim, o ano fechou com uma perda de 63% para o Bitcoin.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Três sinais de alta para o Bitcoin

No entanto, o início otimista deste ano e o retorno mencionado de 26% até agora empurraram a capitalização de mercado da criptomoeda para além da marca do trilhão de dólares, outro grande sinal de alta.

De acordo com diversos analistas, este ano é visto como um de retornos positivos, levando em conta que o Bitcoin não teve dois anos consecutivos de perdas em sua história. Um terceiro indicador de alta foi publicado pela Glassnode, destacando a semelhança do ciclo de baixa de 2018-2019 com o ciclo de 2021-2022. Com a recente alta, o preço cruzou acima da média móvel de 200 dias.

De acordo com os dados históricos do preço do Bitcoin, desde 2013, janeiro é um mês de retornos predominantemente negativos, a tal ponto que dos 11 anos registrados, 6 deles foram de perdas, segundo dados da Coinglass. Os anos de retorno positivo foram 2013, 2014, 2020 e 2021, aos quais se soma o atual mês de janeiro de 2023.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.