Categorias Notícias

Aliança Iberoamericana de blockchain é lançada em evento no Chile

No último dia de palestras da Labitconf, evento ocorrido entre os dias 05 e 08 de dezembro, no Chile, foi oficialmente lançada a Alianza Blockchain Iberoamericana, com o intuito de “promover o uso e o desenvolvimento da tecnologia blockchain em todo o mundo de língua espanhola, gerando um espaço para troca de informações e ações entre as comunidades locais em cada uma das regiões (países, estados, cidades, etc)”, segundo seu manifesto. Atualmente, integram a instituição a Blockchain Panamá, ONG Blockchain Espanha, ONG Bitcoin Chile, ONG Blockchain Colombia, ONG Bitcoin Monterrey e ONG Bitcoin Argentina.

“Basicamente, nosso objetivo é agrupar as comunidades que já estão desenvolvidas e gerar um espaço para o compartilhamento de atividades entre nós. Por isso, é muito importante que todos tomem conhecimento e leiam o Manifesto que delineia os princípios de nossa organização. Nossa comunidade é aberta e todos podem participar, empresas, usuários, organizações, todo o ecossistema, basta atentar-se às regras de consenso. A curto prazo, nosso objetivo é fortalecer e fundir nossas iniciativas individuais [enquanto ongs em seus países] em torno da educação. Nosso foco principal, neste momento é este: ajudar as comunidades a difundir cada vez mais esta tecnologia”, disse Rodolfo Andragnes, da ONG Bitcoin Argentina.

Os princípios com os quais a Alianza Blockchain é fundamentada passam por descentralização como modelo de confiança; neutralidade tecnológica e participação aberta baseada no respeito e no consenso. Durante o lançamento oficial, os participantes destacaram também como cada comunidade pode contribuir não apenas em termos financeiros, mas principalmente em valor de conhecimento agregado e de que forma cada novo participante que venha a integrar a aliança deve participar e pode agregar valor.

“A ideia da Aliança Blockchain da América Ibérica é que todas as comunidades, falantes da língua espanhola, unam-se e trabalhem para criar um mundo de cadeias de blocos abertos”, destacou ao Criptonoticias Álex Preukschat, representando a ONG Blockchain Espanha.

No entanto, ao registrar oficialmente a instituição, os representantes optaram por fazê-lo, offchain, em um documento de papel que foi assinado manualmente pelos representantes ao final da apresentação no palco do evento. A forma de registro causou diversas críticas na plateia que acreditava que aquela não seria a melhor maneira de registrar a autenticidade de um documento, ainda mais em se tratando de uma organização cujo principal objetivo é difundir a blockchain.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Por outro lado, os integrantes da Alianza argumentaram que aquilo era necessário por “burocracias jurídicas”, mas também não deixaram claro se, algum dia, os documentos da organização serão disponibilizados em blockchain.

3xBit

Compre e venda Bitcoin e altcoins na melhor plataforma de criptomoedas do Brasil. Cadastre-se agora mesmo e confira todas as novidades da plataforma.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.